04 novembro, 2016
Comentários

Orquestra Sinfônica de BM apresenta “De Bach a Bachianas” na Igreja Matriz

De Bach a Bachianas é o concerto de novembro da temporada oficial da OSBM e traz a fundamental influência de Bach na música
Mais de 200 anos de música em um concerto. Assim pode ser definido “De Bach a Bachianas”, concerto de novembro da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Regida por seu maestro titular e diretor artístico, Vantoil de Souza, a OSBM interpreta obras do período compreendido entre a efervescência autoral de Bach e a composição de Bachianas, por Villa Lobos. O concerto gratuito acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, na terça-feira, 08 de novembro, às 20 horas.
Para representar a obra e importância de Johann Sebastian Bach para a música ocidental, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa selecionou a composição “Tocata e Fuga”. Composta por Bach entre 1703 e 1709, “Tocata e Fuga” foi transcrita para orquestra sinfônica por Leopold Stokowski, mais de 200 anos depois, em 1920. Esta transcrição apresenta a atualidade das obras de Bach e é apresentada pela primeira vez na Igreja Matriz de São Sebastião.
A presença onipotente de Bach influenciou Heitor Villa Lobos na composição da Série Bachianas Brasileiras, dividida em nove suítes. As “Bachianas” unem inspirações de Bach a elementos musicais brasileiros, tanto que tradicionais movimentos recebem nomeações tipicamente tupiniquins. Em Bachianas nº7, interpretada pela OSBM no concerto de novembro, o Prelúdio recebe o nome de Ponteio; Giga é “Quadrilha Caipira”; Tocata é “Desafio” e Fuga é chamado de “Conversa”.
Unindo o período de mais de 200 anos entre a obra de Bach e sua influência para a composição de Bachianas, por Villa Lobos, a OSBM apresenta o “Concerto para Violoncelo”, de Edward Elgar, estreada em 1919. Para a interpretação desta peça despojada, repleta de ternura, a OSBM recebe o violoncelista Lauro Lira como solista.
A presença de Lauro Lira como solista convidado integra a Série Nossos Solistas, em que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa valoriza seus talentos, dando-lhes ainda mais destaque. Lauro é o primeiro violoncelista da OSBM e já percorreu muitos outros cantos do mundo levando sua música. Bacharel em Música com habilitação em violoncelo, pela Unirio, Lauro participou por três anos do festival Valdres Sommersymfoni, na Noruega, como bolsista convidado pela Oslo Camerata. Este ano, foi contemplado com uma menção honrosa no 17º Concurso Internacional da Cidade do Fundão, em Portugal. O violoncelista participou, também, de inúmeros festivais e concursos no Brasil e atuou como solista a frente da OSN (Orquestra Sinfônica Nacional), da OJN (Orquestra Jovem de Nitero´i), da Orquestra Sinfo^nica da Unirio e da Orquestra Barroca da Unirio.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a Temporada das Cores
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há onze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa.
Em 2016, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa escolheu uma cor para representar cada concerto de sua temporada oficial. A Temporada das Cores enche a cidade de Barra Mansa de música e cor. Em novembro, a cor escolhida foi o violeta por ressaltar a imaginação e a criatividade. O roxo se relaciona com a espiritualidade, assim como as obras de Bach.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto “De Bach a Bachianas”
Data: 08 de novembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião
Regência: Vantoil de Souza
Solista: Lauro Lira, violoncelo
Programa:
Tocata e Fuga em Ré Menor (transcrição para orquestra sinfônica de Stokowski), Johann Sebastian Bach
Concerto para Violoncelo op. 85, Edward Elgar
Bachianas nº 7, Heitor Villa Lobos

Comentários