12 dezembro, 2016
Comentários

Orquestra Sinfônica de BM celebra o centenário do samba com obra inédita em homenagem a Noel Rosa

O Novo Mundo do Samba encerra a temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
O centenário de um dos ritmos mais brasileiros, o samba, é o ponto de partida do último concerto da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. “O Novo Mundo do Samba” encerra esta temporada de concertos prestando uma homenagem ao samba e a obras que traduzem a cultura de outros países. O concerto acontece na terça-feira, 13 de dezembro, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, com entrada gratuita.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa encerra a temporada apresentando obra inédita, composta pelo maestro Vantoil de Souza, que também rege o concerto. “Variações Sobre Noel Rosa para Trompa e Orquestra”, explora as obras de Noel Rosa de uma maneira diferente, especialmente para a execução da orquestra, com solos de trompa. Para este solo, a OSBM convidou o trompista Haroldo Carvalho, um dos primeiros músicos a integrar a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
A escolha de Haroldo Carvalho para solista do concerto contempla a valorização dos músicos do Projeto Música nas Escolas. Nesta temporada, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa valorizou, ainda mais, seus talentos, trazendo-os como solistas em concertos. Haroldo faz parte do Projeto Música nas Escolas desde sua fundação, em 2003, e foi o principal trompista da OSBM, quando foi formada. Atualmente, atua na Banda Sinfônica do projeto, além de desenvolver trabalho de iniciação musical e prática de conjuntos em escolas de Barra Mansa.
Por ser o samba um ritmo originalmente brasileiro e representativo do país, a OSBM selecionou outras duas obras que também apresentassem em sua essência o valor das tradições culturais. “Dánzon nº2”, de Arturo Márquez, apresenta, a partir de seu ritmo e tempo rápido, as danças latino-americanas, em especial a dança cubana, dánzon, que dá nome a obra e se tronou popular no México.
Sinfonia nº 9, de Dvorák, ou “Sinfonia do Novo Mundo” como ficou mundialmente conhecida, encerra o concerto. A obra foi uma das responsáveis por incluir os Estados Unidos no cenário musical mundial, apresentando sons típicos dos músicos negros americanos, mesclando temas indígenas e músicas folclóricas.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a Temporada das Cores
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há onze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
Em 2016, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa escolheu uma cor para representar cada concerto de sua temporada oficial. A Temporada das Cores enche a cidade de Barra Mansa de música e cor. Em homenagem ao samba, a cor escolhida para representar este concerto foi o rosa, símbolo de uma das mais tradicionais escolas de samba, a Mangueira.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto O Novo Mundo do Samba
Data: 13 de dezembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião
Regência: Vantoil de Souza
Solista: Haroldo Carvalho, trompa
Programa:
Danzón nº2, Arturo Márquez
Variações Sobre Noel Rosa para Trompa e Orquestra, Vantoil de Souza
Sinfonia nº9, Op. 95 (Novo Mundo), Antonín Dvórak

Comentários