Os controles que você pensa ter na sua empresa
Em um cenário cada vez mais competitivo, a manutenção da liquidez, onde os recursos em caixa são suficientes para honrar as dívidas é fundamental para a continuidade de seu negócio. A falta de controles adequados gera tomada de decisões equivocadas, que podem colocar sua empresa em risco.
Controles financeiros adequados possibilitam a tomada de decisão eficiente como, por exemplo: adequação do prazo de recebimento das vendas, nível dos produtos em estoque, negociações com fornecedores sobre o prazo de pagamento, etc.
Alguns controles básicos tidos por muito empresários como atividades financeiras primárias são, por vezes, negligenciados e por isso a empresa fica sem condição de gerar índices satisfatórios para a gestão.
Fluxo de caixa, controle bancário, controle dos estoques e controle das vendas efetuadas são alguns desses controles por vezes esquecidos pelo empresário. Entretanto, o controle efetivo destes índices é de suma importância para que o empresário possa gerir sua empresa com confiança nas decisões que está tomando.
Se os controles básicos são negligenciados em algumas empresas, o que podemos dizer de índices mais elaborados e que toda empresa deve analisar. Independente do tamanho.
Índices como: endividamento, composição desse endividamento, imobilização do patrimônio líquido, liquidez geral, liquidez seca, giro do ativo. Enfim, são uma infinidade de índices que devem ser analisados, cada um à sua importância e eficiência para que sua empresa possa se manter no mercado de forma sustentável.
Se algum destes índices mencionados acima não são analisados ou mesmo conhecidos na sua empresa, cuidado, sua gestão está passando por dificuldades e você, o gestor, nem está sabendo disso.
Muitas empresas boas, atuando em mercados bons já faliram por não darem a devida importância aos índices financeiros.
Não deixe sua empresa chegar a um ponto insustentável. Se os índices não estão satisfatórios ou pior, se nem existem índices para análise, chame logo um profissional para lhe auxiliar. Parece que sua gestão operacional pode estar muito boa, mas a gestão financeira não é profissional. E para o bom funcionamento da empresa, as duas devem caminhar juntas.
Comentários