08 abril, 2016
Comentários

OSBM apresenta clássicos orquestrais do século 20 em seu concerto de abril na Igreja Matriz de São Sebastião

O clarinetista Bezaleel Ferreira é o solista na obra “Concerto para clarineta”, de Aaron Copland.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza na terça-feira, 12 de abril, o concerto “A Orquestra do Século XX”, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. O evento gratuito tem início às 20h. No segundo concerto da Temporada das Cores, a OSBM continua sua viagem pela história da música. Depois de apresentar clássicos românticos do século XIX, no concerto de abertura da temporada, agora a OSBM interpreta obras orquestrais do século XX, que revolucionaram a música clássica.
Regida pelo maestro Vantoil de Souza, a OSBM exibe obras de Respighi, Copland e Ravel, que mudaram as músicas compostas para orquestras ao unir literatura e o universo musical. A noite inicia com “Os Pinheiros de Roma”, de Respighi, dividida em quatro partes executadas sem interrupção. A música apresenta um cenário imaginário, através dos sons, de diferentes regiões de Roma.
Em “Concerto para Clarineta”, a OSBM recebe o solista convidado da noite, o clarinetista Bezaleel Ferreira. A obra foi composta por Aaron Copland, por encomenda do clarinetista de jazz, Benny Goodman, e tem um pé no Brasil. Copland iniciou a composição quando esteve no Rio de Janeiro, em 1947. Para encerrar a noite, a OSBM apresenta o clássico “Bolero, de Maurice Ravel.
O solista convidado da noite, Bezaleel Ferreira, iniciou seus estudos musicais bem jovem, aos dez anos, provando que a música era seu principal destino. Bezaleel é bacharel em música pela UFRJ, onde se uniu à pianista Raisa Richter para formar o Duo Ferreira Richter, que se dedica à divulgação da música latino-americana. Além do dueto, Bezaleel integra a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sendo o primeiro clarinetista, e, também, o Quinteto Choro de Vera Cruz, que possui dois CD´s gravados. O clarinetista participou em 2015 do Concurso Internacional Leos Janácek, em Brno, na República Tcheca.
Temporada das Cores e a divulgação da música clássica em Barra Mansa
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há dez anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
Em 2016, a orquestra decidiu adotar o lema de “Temporada das Cores” em sua temporada oficial. A cada mês, um concerto, e uma cor diferente para semear a música e diversidade na temporada. No mês de abril, a cor escolhida foi Marsala, a cor de 2015. Próxima à coloração de um tijolo, a Marsala foi escolhida para representar a solidificação da música orquestral no século XX, momento que permeia o programa do mês.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto “A Orquestra do Século XX”
Data: 12 de abril (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza
Solista: Bezaleel Ferreira, clarineta

Comentários