‘Papo de Responsa’ será implementado em Barra Mansa
Projeto tem como foco a prevenção às drogas entre público jovem
A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Compod (Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas), realizou na manhã desta sexta-feira, dia 02, reunião com representantes da Polícia Civil para discutir detalhes do projeto ‘Papo de Responsa’, que será implantado em Barra Mansa provavelmente a partir de fevereiro de 2016. O encontro ocorreu no Parque Natural e Ecológico de Saudade e contou com participação de representantes de diversas entidades, como a Guarda Municipal, Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), ONG's, igrejas e associações.
Segundo a inspetora da Polícia Civil, Érica Falcão, o objetivo do projeto é a prevenção às drogas e à violência junto a adolescentes e jovens com faixa etária entre 14 e 24 anos. "Desenvolvemos nosso trabalho sob um tripé que envolve juventude, educação e segurança e falamos em nossos encontros da promoção à vida”, destacou Érica, enfatizando que as armas não resolvem os problemas do mundo. “Abaixamos as armas e levantamos a voz para bater um papo saudável com os jovens e explicar sobre as consequências do mundo das drogas”.
O 'Papo de Responsa' é desenvolvido em seis etapas, com reuniões entre os responsáveis pelo programa com a direção/coordenação das unidades escolares; docentes; alunos; visita à Cidade da Polícia, em Manguinhos, no Rio; momento inspiração e conversa com a família.
Questionada sobre os índices de violência no estado do Rio envolvendo adolescentes, a inspetora Érica Falcão argumentou que o sistema é falho. “A educação é o único caminho para minimizar essa situação, associada a demais políticas públicas direcionadas aos adolescentes. É bom frisar que as cadeias do nosso país tem cor e classe social: é negra e com jovens do sexo masculino de família de baixa renda”.
De acordo com a coordenadora do Compod, Emília Nascimento, o 'Papo de Responsa' complementa o trabalho realizado pela prefeitura. “Nos últimos tempos, houve um aumento significativo nas demandas do Criaad (Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente) e no Cense (Centro de Socioeducação). Para enfrentar essa situação estamos fortalecendo cada vez mais a rede de atendimento ao jovem e adolescente”, explicou.
O comandante da Guarda Municipal, Moisés de Paula Freitas, aprovou as propostas do 'Papo de Responsa'. “Em 2014, o programa atingiu cerca de 26 mil alunos que debateram com policiais civis questões importantes e de situação de risco como criminalidade, drogas, homofobia e crimes na internet. Daí a importância da proposta”, disse o comandante.
HISTÓRICO – O programa 'Papo de Responsa' trabalha com a prevenção contra à violência e foi criado pela resolução da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), nº 619, de 14 de novembro de 2012. Visa promover e articular ações de prevenção à violência, promover o diálogo com crianças e jovens acerca da violência; promover diálogos com outros grupos; apoiar a inserção da cultura de prevenção no âmbito da Polícia Civil.
Comentários