16 agosto, 2018
Comentários

Parada LGTB acontece domingo em VR

Acontece no próximo domingo, dia 19, às 13 horas, na Praça Brasil, a 6ª Parada do Orgulho LGBTIQ+ de Volta Redonda. Este ano, o Volta Redonda Sem Homofobia (VRSH), em conjunto com os principais movimentos sociais do município, decidiram resgatar o tom político e de denúncias que caracterizu as primeiras Paradas mundo a fora, desde sua concepção. Não à toa, o tema do evento é RESISTÊNCIA e o lema, “A hora é agora! Não vão nos silenciar!”. Os organizadores prometem atos e reivindicações contra o Poder Público de modo geral, apresentações culturais e homenagens à vereadora Marielle Franco (Psol), morta em março deste ano.

Segundo Natã Teixeira Amorim, coordenador do VRSH, a intenção é dar voz aos LGBTs que vêm sofrendo todo tipo de ataque enquanto não encontram amparo do Poder Público. “Não é de hoje que os direitos básicos da população LGBTIQ são negados. Conquistas históricas, principalmente das pessoas trans são ignoradas, fazendo com que essas pessoas passem por situações horrorosas. Mas com a morte da vereadora Marielle Franco, que era negra e lésbica, que serviu como meio de silenciá-la, os ataques tornaram-se mais evidentes. E se fez ainda mais necessário a união de nossas vozes para que esse assassinato brutal não continue em pune”, explicou Natã.

Ainda de acordo com Natã, a organização da Parada passou por uma série de obstáculos e, por isso, terá que ser mais modesta. “Primeiro tivemos dificuldades de conseguir liberação para a caminhada. A prefeitura, a Polícia Militar e os Bombeiros negaram vários trajetos não foi possível levar o evento para as ruas centrais, como acontecem em outros municípios. Sem o apoio da prefeitura, tivemos que bancar toda a estrutura, desde os enfeites aos banheiros químicos. Nosso último obstáculo apareceu em cima da hora, quando o governo municipal, uma semana antes da Parada, resolveu levar a Rua de lazer para a 33, justamente no lugar onde costumamos passar”, denunciou. “Mas esses obstáculos só nos fazem fortes. Eles não nos silenciam”, completou o coordenador do VRSH.

Serviço:

14h30 - Caminhada Rua 33 até a Praça Pandiá Calógeras

14h30 - DISCOTECAGEM   Vinicius Vitorino

15h30 - DISCOTECAGEM   Gleydson Galvão

16h30 - DISCOTECAGEM   Juliana de Freitas

17h30 - POCKET SHOW     Clara Crocodilo (15min)

                  POCKET SHOW     Yago Ramos (15min)

18h00 - DISCOTECAGEM   Kyn Smalls

19h00 - DISCOTECAGEM   Tamyrys Lisboa

20h00 - DISCOTECAGEM   Lorran Mendes

21h00 - Encerramento do Evento

Comentários