24 maio, 2017
Comentários

Parceria com Votorantim quer incentivar cidadania entre estudantes de Resende

A Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, ponto de encontro e de recreação para dezenas de crianças e jovens durante os finais de semana, será o primeiro local público do município beneficiado pelo projeto PVE (Parceria Votorantim pela Educação), que acaba de receber a adesão da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto, desenvolvido por meio do Instituto Votorantim, atua em duas frentes: na Mobilização Social, onde desenvolve ações voltadas para o fortalecimento do valor social da Educação e para a participação da comunidade; e no Apoio à Gestão Pública, através da qual oferece apoio técnico especializado para Gestores, Coordenadores e Professores.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o projeto, que tem duração de um ano, vai envolver 16 unidades escolares do município, capacitando profissionais e promovendo ações de mobilização social junto às comunidades, com o objetivo de despertar e incentivar a cidadania.

- Estamos muito felizes em aderir a este projeto, pois toda parceria que visa contribuir para melhorar ainda mais a Educação no município é sempre bem-vinda. Além disso, esta iniciativa do Instituto Votorantim vem ao encontro do nosso projeto pedagógico, que busca envolver as comunidades, incentivar a participação social e despertar a cidadania – disse a secretária, lembrando que a parceria não envolve recursos financeiros.

Para a representante da Votorantim, Beatriz Telles, o ponto alto do projeto é a oportunidade de desenvolver e aplicar o conceito de educação cidadã.

- No Brasil, infelizmente, a cidadania é um valor quase esquecido e é essa realidade que queremos mudar através deste trabalho. A ideia é mobilizar as comunidades e, por meio de ações bem pontuais, transformar um espaço público da cidade, no caso de Resende o Parque Tobogã, num ambiente acolhedor e com uso responsável – explicou Beatriz Telles, ressaltando que, para alcançar os objetivos do projeto, o PVE disponibiliza para a sociedade seu ativo mais valioso: seus funcionários.

Opinião de quem já participa - Para Sandra Lisboa, diretora da Escola Municipal Júlio Verne, na Vicentina, o projeto é muito rico e interessante, principalmente por dar protagonismo aos estudantes: “Por meio da mobilização social, voltada para uma educação cidadã, o aluno tem um papel de protagonista na vida em sociedade. O grêmio estudantil da nossa escola, por exemplo, participou desse momento, atuando e exercendo uma grande liderança, o que é muito importante numa gestão compartilhada”.

Comentários