Participação Indígena na história de Resende será tema de curso
A Secretaria Municipal Assistência Social e Direitos Humanos, através da Diretoria de Direitos Humanos, junto com a Secretaria Municipal de Educação, realizam sábado, dia 19 de setembro, das 8 às 13 horas, no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), no bairro Jardim Jalisco, o curso “Revendo a participação indígena na história local”.
A formação faz parte do projeto “Valorização e Resgate da Cultura Indígena”, no município de Resende, desenvolvido pela Diretoria de Direitos Humanos, que tem o objetivo de promover ações em parcerias, para prevenir, incluir e garantir direitos, promover a igualdade, partindo da compreensão da importância da presença indígena na região.
Participarão do curso professores do quarto e quinto anos do ensino fundamental, incluindo os professores de história dos anos finais (6º, 7º, 8º e 9º). Esse será o primeiro encontro da formação que totalizará no final 40 horas de curso. A ideia é que o aprendizado do curso seja repassado para os alunos em sala de aula, por meio de atividades diversas.
A abertura oficial do curso está marcada para as 8h30, com a presença do prefeito José Rechuan, representantes da comunidade, Academia Resendense de História, Academia Militar de Agulhas Negras – Departamento de História, secretarias municipais, pesquisadores, entre outros convidados.
Às 9 horas terá início a palestra com a professora Kátia Quirico, mestra em História Social pela Universidade de São Paulo e Membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). Ela falará sobre os índios em contato com os povos europeus no Vale do Paraíba do Sul, antes da fundação de Resende, guerras coloniais, escravização, descimentos e deslocamentos. Logo em seguida, será aberto debate com a professora sobre essa dinâmica dos tempos coloniais dos séculos XVI, XVII e metade do XVIII.
Na sequência está programada a palestra com o professor pesquisador Marcelo Sant'Ana Lemos, mestre em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutorando pela Universidade Federal Fluminense. Ele fará um resumo dos principais eventos sobre a geologia da região do Vale do Paraíba do Sul e conceitos de arqueologia brasileira.
Os debates dos temas terão ainda a participação do professor Ênio Oliveira, mestre em História Social pelo Programa de Pós Graduação em História Social (PPGH) – Universidade Severino Sombra e doutorando em História Política pela PPGH – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Júlio César Fidélis Soares, mestre em História Social, membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e professor do Centro Universitário Geraldo Di Biasi.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira, o projeto “Valorização e Resgate da Cultura Indígena” proporcionará aos alunos das escolas municipais e à comunidade o acesso a sua herança histórico-cultural e fomentará a diversidade, o direito à cultura e outras etnias.
- Entendemos que é fundamental promover a valorização da história indígena em nossa região, através da compreensão das tribos que habitavam Resende. Esse Projeto contribuirá no cumprimento da lei federal 11.645/08, apresentando como conteúdo em resposta às demandas de direitos sociais e específicos dos povos indígenas, quanto à riquíssima herança histórico-cultural indígena de Resende e região. Os estudantes e a população terão a oportunidade de conhecer as múltiplas influências que ajudaram a formar nossa cultura – ressalta o secretário.
A abertura desse projeto aconteceu no dia 13 de abril deste ano, no Espaço Z, com uma exposição que foi visitada pelas escolas estaduais, municipais e particulares. No dia 17 de abril foi realizado um plantio de três mudas de sapucaia, no Parque das Águas, pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Parque das Águas. Nos dias 12, 13 e 14 de junho, o projeto participou da I Feira do Livro de Resende (FLIR) e expôs durante a IX Conferência Municipal da Assistência Social, nos dias 25 e 26 de junho. Além disso, vem realizando exposições itinerantes contemplando escolas do município.
A equipe do projeto acompanhou também a produção do Programa Globo Rural, da Rede Globo, que realizou um documentário sobre a região da Serra da Mantiqueira, com exibição prevista para o último domingo de setembro. Os programas serão apresentados em quatro episódios: 1º) Sobre a geologia, de como se formou a região; 2º) História da Serra da Mantiqueira, ocupação da região; e 3º e 4º Cultura da região.
Comentários