Image
03 abril, 2018
Comentários

Paulo Gontijo e Marcelo Calero se filiam ao PPS

Um auditório no Rio de Janeiro foi pequeno para o evento político, surpreendendo a todos pela receptividade e motivação do público; também, pela grande quantidade de autoridades e pessoas de grande destaque em diversas áreas. O evento foi criado para oficializar a filiação de duas grandes personalidades jovens e talentosas do atual momento político brasileiro: Paulo Gontijo, publicitário e líder do movimento “Livres!” e Marcelo Calero, diplomata, ex-secretário de cultura do Rio de Janeiro e ex-ministro da cultura.

Abrindo o evento, o coordenador político do PPS-RJ e membro da executiva nacional, Jayme Muniz, formou a mesa com Eduardo Caminha, Roberto Percinoto, Paulo Gontijo, Roberto Freire, Marcelo Calero, Fabiana Scherer e Eliseu Neto.

A presença ilustre do presidente nacional do partido, Roberto Freire, foi marcante, especialmente pela sua lucidez e contextualização quanto aos problemas e possíveis soluções para o terrível momento que o país e, especialmente o Rio de Janeiro, vivem. Mas levou o público às risadas quando anunciou que preferia, antes de qualquer discurso, efetivar logo as filiações antes que os postulantes desistissem; e assim foi feito, um belo momento do PPS-RJ o ato de filiação de ambos os companheiros, sendo Marcelo Calero pré-candidato a deputado federal e Paulo Gontijo, pré-candidato a deputado estadual.

Freire tomou a atenção da plateia com um profundo discurso, especialmente afirmando não haver mais o porquê as diversas correntes não se unirem numa grande frente democrática para salvarmos o país. “- O muro caiu; não há mais o que impeça o diálogo entre correntes diferentes. Não há traição ideológica nisso, o mundo está descortinado e que bom que está havendo esse entendimento, pois o país passa por muitos problemas”.

O presidente se referindo aos novos filiados – Calero e Gontijo – exemplificou que, a vinda dos novos companheiros e de novos movimentos como o Livres e o Agora!, demonstra de forma clara, o compromisso dessa união por uma representatividade responsável. Citou também sobre as diversas mudanças que o PPS passou ao longo da história, as atuais e até algumas futuras, como até uma possível troca do nome do partido, por entender um novo momento de reflexão e chegada de novos quadros, com uma diversidade de pensamentos, mas todos unidos numa caminhada democrática de diálogo e ações pelo bem comum. “– Qual novo partido teremos? Não sei! Dependemos de vocês, dos novos quadros que somarão com os mais antigos, e juntos podemos transformara a sociedade”.

Paulo Gontijo ao se pronunciar, levou o público à reflexão sobre o “novo olhar” que devemos ter sobre a desigualdade, fazendo comparações entre grupos e demonstrado o quanto necessitamos lutar. “– Através desse diálogo, conseguimos levar nossas propostas a diversos outros cidadãos e que originou o movimento Livres. Encontramos no PPS um grupo capaz de se reinventar, que dialoga, tem valores e princípios, pontos em comum que nos confirma essa unidade. Precisamos amar sem medo; ser livres sem medo!”.

Marcelo Calero, demonstrando-se muito efusivo com a presença de vários familiares e pessoas que acreditaram em sua carreira na vida pública e privada, iniciou sua fala lendo um belo texto da companheira de partido, Denise Frossard. Agradeceu à sua equipe de trabalho que tem se dedicado nessa nova empreitada eleitoral, e afirmou que precisamos de novos modelos de nos fazer representar, novas formas, novos caminhos. “– Representamos uma renovação, mas uma renovação com conteúdo e fidelidade aos princípios e valores republicanos, que muito falta em nosso país”.

Mesmo o evento chegando ao seu final, o público continuava lotando o auditório e vibrando com cada palavra de esperança e de convicção de um novo tempo chegando. Nesse sentimento, Roberto Freire para encerrar, diante de tudo o que viu, demonstrou muita esperança, mas deixou explícita a responsabilidade que o grupo, antigos e novos, terá de enfrentar. “– Há necessidade sim, do “novo” na política, mas nunca se esquecendo do “velho”. Necessitamos buscar alternativas nos novos movimentos políticos e sociais; temos a capacidade de representar uma saída contra esses grupos dominantes que estão aí”. Ainda de forma centrada, orientou que o povo brasileiro, não deve ficar nas mãos de uma corte suprema e de manifestações de rua; é preciso unir várias frentes – seja de esquerda ou direita – para formar um grande movimento democrático que venha superar todas essas dificuldades; mas especialmente, com ideia de mudança, liberdade e democracia.

Gontijo esteve em Barra Mansa no final de 2017
Paulo Gontijo esteve em Barra Mansa no dia 23 de novembro de 2017 para evento do Livres do município, que na época ainda era vinculado ao PSL (Partido Social Liberal). O evento, que foi o maior do movimento no estado do Rio de Janeiro, também contou com o juiz federal Wilson Witzel, que recentemente se filiou ao PSC (Partido Social Cristão) e é pré-candidato ao governo do Estado. O suplente de deputado estadual pelo PSL, Gotardo Netto, e o presidente municipal da sigla, Diego Raffide, também participaram do evento.

Comentários