Pelo segundo ano seguido, Pinheiral cancela Carnaval devido à Covid-19
Tendo em vista a pandemia da Covid-19 e o surgimento da nova variante do vírus, a Ômicron, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, anunciou nesta quarta-feira (01), em entrevista para o Programa Dário de Paula, da rádio 98.9 FM, que pelo segundo ano consecutivo o tradicional Carnaval do município não poderá ser realizado, mantendo as medidas de combate e prevenção à doença e preservando a vida da população. No que se refere a imunização contra a covid-19, Pinheiral apresenta bons resultados como o total de 17.344 pessoas com o esquema vacinal completo (que corresponde a 80% da população acima dos 12 anos), além de 21.485 pessoas que receberam a primeira dose, 16.801 a segunda dose e 543 a dose única. Após iniciar a vacinação da 3ª dose de reforço para o público geral a partir de 18 anos, a cidade já conseguiu contemplar 2.347 pessoas. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.
Apesar de aproximadamente 61% da população brasileira já estar com o esquema vacinal completo e, também, da queda do número de casos, até o momento várias cidades do Estado de São Paulo e do Sul de Minas também já decretaram a não realização das festas de carnaval. Mas, apesar desses números, o recente surto de contaminações nos continentes europeu e asiático traz grandes preocupações ao restante do mundo.
Para o prefeito, Ednardo Barbosa, a principal preocupação agora deve ser a vida.
“No Brasil o Carnaval é uma das festividades mais aguardadas, mas, infelizmente, mais uma vez não será possível realizar nossa tradicional festa. Colocamos a vida em 1º lugar desde o início. Por esse motivo, tendo em vista, a nova variante da Covid-19 (Ômicron), concluímos que ainda não é o momento de colocar em risco tudo o que construímos em termos de ações preventivas e que vem sendo adotadas desde quando iniciou a pandemia da Covid-19 em Pinheiral. Apesar dos excelentes índices de vacinação que Pinheiral apresenta, ainda não é o momento para baixarmos a guarda e colocarmos em jogo tudo o que conquistamos até aqui. Vivemos a pandemia da Covid-19 há 2 anos, e querendo ou não, ela ainda não acabou. Além disso, com o surgimento de mais uma potencial perigosa variante, não há como fechar os olhos para os perigos que uma festa como essa possa trazer não só para nosso município, mas também para todo o país. Por esse motivo, confirmamos que pelo segundo ano consecutivo, as festividades de Carnaval não serão efetuadas em Pinheiral, visto que no Brasil a pandemia se alastrou dessa mesma forma em 2019”, afirmou o gestor.
ÔMICRON – O QUE SE SABE SOBRE A NOVA VARIANTE DA COVID-19?
Encontrada na África do Sul e cientificamente denominada como B.1.1.529, a variante Ômicron foi reportada à Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro deste ano. Contendo 50 mutações, de acordo com a OMS, a variante foi incluída no mesmo grupo de versões já existentes do vírus como a alfa, beta, gama e delta. Até o momento se sabe que: todos os continentes registraram casos da variante; há evidências sugestivas de que ela pode facilitar a reinfecção; medidas como uso de máscara, distanciamento e ventilação de ambientes funcionam contra variantes; ainda não há registro de mortes ligadas à nova cepa. Em contrapartida, ainda é preciso descobrir questões importantes como se ela possui maior taxa de transmissão, se causa mortes e sintomas mais graves e se apresenta resistência à vacinação.
Comentários