23 agosto, 2019
Comentários

Pneumologista Gilmar Zonzin reúne em VR especialistas nacionais para debater doença pulmonar grave

O médico pneumologista Gilmar Zonzin promove amanhã, dia 24, a “III Jornada Respirar – Doenças Intersticiais Pulmonares Fibrosantes”, no auditório do Hospital São João Batista, em Volta Redonda. Voltado para médicos e profissionais de saúde de todo o estado do Rio de Janeiro, o evento discutirá a necessidade do diagnóstico precoce e preciso da fibrose pulmonar idiopática (FPI), doença grave e crônica, caracterizada pela cicatrização (fibrose), rigidez pulmonar e que apresenta alta taxa de mortalidade.

Pela primeira vez, a região Sul Fluminense sedia um evento de tamanha relevância neste segmento. A III Jornada Respirar contará com palestras ministradas por referências nacionais nas áreas de diagnóstico e tratamento da FPI.

Segundo Gilmar Alves Zonzin, que também é professor do UniFOA, o objetivo do evento é difundir conhecimentos teóricos e práticas clínicas sobre uma patologia ainda pouco conhecida até mesmo para grande parte da comunidade médica. O pneumologista destaca que, embora não exista cura para a FPI, existe tratamento efetivo e capaz de controlar a sua evolução.

“Com o diagnóstico feito de forma precoce, é possível apontar o tratamento que pode oferecer mais qualidade de vida e também aumento significativo de sobrevida ao paciente”, afirma. Estima-se que a expectativa de vida média dos pacientes acometidos pela doença é de aproximadamente cinco anos após o diagnóstico. A média é inferior à expectativa de vida dos pacientes acometidos por vários tipos de câncer.

A FPI atinge principalmente pessoas acima de 50 anos e, com certa predominância, do sexo masculino. Apesar de comprometer significativamente a função pulmonar, os sintomas da doença, em sua fase inicial, são comuns a outras várias patologias com falta de ar, cansaço cada vez maior para realizar tarefas rotineiras e tosse seca persistente.

“Embora seja classificada como rara, acreditamos que as estatísticas sobre pacientes acometidos pela FPI não retratam a real incidência da doença, já que muitos diagnósticos se mostram equivocados. Como pneumologista, no dia a dia de nosso trabalho temos constatado que é crescente o número de casos da FPI”, alerta Zonzin.

De acordo com o pneumologista, é fundamental que pacientes e médicos estejam atentos à presença desses sintomas sem causa identificada e que persistem mesmo após algum tratamento.

“Quando não é possível apontar uma origem clara para sintomas como tosse, cansaço e falta de ar ou quando esses sintomas não melhoram, mesmo após o tratamento para a causa inicialmente diagnosticada, o paciente deve procurar imediatamente um pneumologista. Nesses casos, é imprescindível que seja feita uma investigação mais aprofundada e especializada das queixas, inclusive com a realização de alguns exames mais específicos como tomografia de tórax, avaliação da função pulmonar, entre outros”, afirma.

A “III Jornada Respirar – Doenças Intersticiais Pulmonares Fibrosantes” é promovida pela Serviços Médicos Respirar e Liga Acadêmica de Pneumologia da Faculdade de Medicina do UniFOA. O evento conta com o apoio das empresas Boehringer Ingleheim, Drogarias Galanti e Laboratório BioLab.



Especialistas reconhecidos nacionalmente em tratamento e diagnóstico de FPI ministrarão palestras em VR:

Alberto Sperb Rubin - pneumologista, professor e chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre (RS),

Bruno Hocchegger - radiologista, doutor em Ciências Pneumológicas e coordenador médico do Hospital São Lucas (PUC-RS),

José Roberto Megda Filho - responsável pelo ambulatório de pneumologia da Residência de Clínica Médica do Hospital Universitário de Taubaté,

Paulo Roberto Goldenfum - pneumologista do Pavilhão Pereira Filho (ISCMPA).

Flávio Fenando Nogueira de Mello - reumatologista, ex-professor da Faculdade de Medicina de Volta Redonda,



Serviço:



III Jornada Respirar – Doenças Intersticiais Pulmonares Fibrosantes

Data: 24 de agosto de 2019

Horário: 8h às 14h

Local: Auditório do Hospital São João Batista

Endereço: Rua Nossa Senhora das Graças, 235 - São Geraldo, Volta Redonda

Comentários