Policlínica da Cidadania em Volta Redonda recebe Campanha Mundial de AVC 2015
Aferição de pressão arterial, glicemia e orientações de prevenção foram realizadas nesta quarta-feira (dia 28), de 8h ao meio-dia
Uma em cada seis pessoas no mundo sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante a vida. Para além dessa estatística de saúde, está o registro de perda de vidas e, por isso, a Prefeitura Municipal de Volta Redonda recebeu na Policlínica da Cidadania nesta quarta-feira (dia 28), de 8h ao meio-dia, a Campanha Mundial pela Prevenção do AVC “Todos contra o AVC. Eu me importo”, chamando a atenção para a necessidade da prevenção da doença. A campanha do Dia Mundial do AVC é uma parceria da ABN (Associação Brasileira de Neurologia), SBDCV (Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares), Rede Brasil AVC e Associação Brasil AVC, apoiada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a médica neurologista Renata Lengruber, além das orientações, que apontam para ações simples do cotidiano que podem ajudar a prevenir o AVC, os usuários receberam serviços como aferição de pressão arterial, exame de glicemia, verificação de Índice de Massa Corpórea (IMC), além de responder questionários para identificar os fatores de risco que favorecem o acidente vascular.
“A campanha trabalha para aumentar a conscientização da população, a prevenção do AVC e melhorar o tratamento e a reabilitação para tornar a vida melhor para os sobreviventes dessa doença”, disse a médica.
Para Rosineri de Souza Maciel, de 51 anos, moradora do bairro Aero Clube, essa campanha é extremamente importante. “Minha mãe sofreu um AVC há cerca de 5 anos e ninguém da nossa família sabia que os sintomas eram dessa doença. É preciso alertar as pessoas para que o tratamento seja iniciado imediatamente para que a doença não cause nenhum dado ao paciente”, disse Rosineri.
PERIGO – O AVC é a principal causa de incapacidade no mundo. A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano. Estima-se que 17 milhões de AVCs afetem as pessoas em todo o mundo, causando mudanças imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o AVC e das pessoas mais próximas a eles.
Comentários