16 dezembro, 2011
Comentários

Por que “Oficina de Pensamentos”?

"

Nossos pensamentos nem sempre são expressões da verdade.

""

Apesar disso, às vezes nos apegamos a eles de tal maneira que não percebemos as evidências contrárias que os colocam pelo menos em dúvida. É o que nós, Terapeutas Cognitivos, chamamos de “teste da realidade”.  Por isso, muitas vezes, sofremos e nos angustiamos mais do que naturalmente a nossa condição humana exigiria.

O que poderia ser simples, parece-nos complexo;  o que poderia ser razoável,  torna-se insuportável;  o que poderia ser ponderável, torna-se imponderável; o que poderia ser flexível, fica repleto  de rigidez.  Nossa esperança de uma vida mais equilibrada emocionalmente, vem da infinita possibilidade que a vida sempre coloca ao nosso alcance, de encontrarmos pensamentos alternativos para as situações que vivenciamos.  Nisso pode estar toda a diferença entre a experiência de uma vida condicionada a modelos de pensamentos e uma vida aberta para o novo; entre uma vida disfuncional e uma vida funcional. Estejamos então sempre dispostos a aprender a olhar os acontecimentos da vida como experiências com múltiplas faces e inúmeras possibilidades.

O nome escolhido para a coluna “Oficina de Pensamentos” quer nos dar indicação de que é possível e às vezes necessário revermos nossos modelos de pensamento. Quantas vezes nos pegamos tensos ou irritados e tendo comportamentos inadequados, em acontecimentos que nos cercam no trabalho, na família, em eventos sociais, enfim, nas diversas atividades da nossa vida. Acontecimentos, situações, que em momentos posteriores, reconhecemos que poderíamos ter procedido de forma diferente e, com menor ou nenhum desgaste emocional? Isso é comum acontecer, e mesmo reconhecendo que nosso comportamento pudesse ser outro, nos vemos praticando atitudes semelhantes, e das quais gostaríamos de nos ver livres. O fato é que nossos comportamentos dependem das nossas emoções e essas, necessariamente, precisam antes que um pensamento nos ocorra, ou em outras palavras, que “algo tenha passado em nossa cabeça”. O que podemos aprender com isso? Não são os acontecimentos que determinam nossas emoções, mas o que pensamos sobre eles, como os percebemos, como os interpretamos. Isso fica fácil de comprovar, quando nos lembramos que pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes a um mesmo acontecimento. Mas por que isso seria assim? O que faz com que percebamos diferentemente as coisas?  Nossos valores, os conceitos que aprendemos ao longo da nossa vida, e que, sem termos consciência, estão sempre acionando nossos pensamentos, pois muitas vezes não nos damos conta, mas estão lá, e são encobertos pelas emoções que se instalam naquele momento. A proposta da nossa  coluna “Oficina de Pensamentos” portanto, é mostrar aos leitores, que é possível modificar nossos padrões de pensamentos e levar uma vida mais funcional. Aguardemos então as próximas edições.

 

 

"

Comentários