Image
06 maio, 2019
Comentários

Porto Real intensifica imunização e realiza Dia D contra influenza

Foram imunizadas 1,2 mil pessoas no município durante o sábado. Objetivo é vacinar 90% do público-alvo até o dia 31 de maio

No sábado, 4, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o Dia D de mobilização nacional contra a influenza (gripe). As sete Unidades Básicas de Saúde (USF) e a Central de Vacinas, funcionaram das 8h às 17h para atender os grupos prioritários. O grupo de risco de Porto Real a ser vacinado é de 5mil pessoas. Até o momento já foram imunizadas 2487 pessoas, ou seja, cerca de 49,28%. O esforço da equipe da SMS é atender a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde a partir de divulgação da campanha e conscientização dos moradores, que é de 90%. A campanha prossegue até o próximo dia 31 deste mês, em todas as unidades de saúde do município. Só no último sábado (DIA D) foram imunizadas mais de mil pessoas.
Fazem parte do grupo prioritário pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto, 45 dias, pessoas com necessidades especiais, doentes crônicos, professores, profissionais de saúde e profissionais da força de segurança.
O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, frisou que a imunização garante a proteção das pessoas vacinadas, contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. Segundo o secretário, a mobilização foi intensificada para o município atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Está havendo em todo o Brasil uma baixa adesão à campanha de imunização. “Pelo mito propagado entre os idosos de que a vacina provoca a doença, a adesão desse grupo é sempre mais difícil e requer muitos esforços para que alcancemos a meta. O vírus utilizado na imunização não é vivo, portanto não é capaz de gerar danos à saúde”, pontuou.
Técnicos da Secretaria de Saúde visitam casas para vacinar idosos e acamados. “A vacinação domiciliar é uma estratégia que usamos para ampliar o número de doses aplicadas”, frisou o secretário.

Comentários