Porto Real realiza Plano de Ação educativo de enfrentamento à Covid-19
A Prefeitura de Porto Real está intensificando as ações de enfrentamento ao Coronavírus no comércio local. Representantes das secretarias de Saúde, Obras, Procuradoria Geral e Ordem Pública se reuniram para criar um grupo técnico para planejamento das novas ações de fiscalização na cidade enquanto vigorar o Decreto editado pelo prefeito Alexandre Serfiotis, que prevê medidas mais restritivas.
Segundo a Superintendente da Secretaria de Saúde, Juliana Azevedo, o novo Plano de Ação contempla atividades educativas nas ruas do município, para sensibilizar à população quanto aos cuidados na prevenção da Covid. “Nossos fiscais sanitários estão percorrendo os comércios de Porto Real, entregando uma cópia do novo decreto e orientando os lojistas sobre a necessidade urgente de cumprir as determinações para garantir a segurança sanitária deles e dos clientes” - informou Juliana.
Ela informou que ação também acontece nas ruas com a população em um trabalho de conscientização sobre a necessidade do uso de máscaras, lavarem bem as mãos, usarem álcool gel e evitarem aglomerações. Ainda dentro de Plano de Ação, está prevista a volta do carro de som, que percorrerá os bairros da cidade reforçando as orientações sanitárias para o enfrentamento da Covid e solicitando aos infectados que respeitem o isolamento e permaneçam em casa para evitarem o contágio da doença.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Porto Real registrou até o dia 15 de abril, 1.600 casos confirmados da Covid-19 e 41 óbitos. Ao todo existem 132 pessoas em isolamento domiciliar, 1.421 curados e 6 internados. Sobre a vacina, a Secretaria de Saúde informa que 3.820 doses de vacina já foram aplicadas, dentre profissionais de saúde e grupos prioritários. Segundo Juliana, no sábado, 17, a Secretaria de Saúde iniciará a vacinação da 1ª dose em idosos com 63 anos ou mais. A ação acontecerá em sistema Drive-Thru, no pátio da Prefeitura, das 8h às 12h. “Não deixe de se vacinar, somente juntos podemos vencer a doença” - destacou a superintende.
Comentários