Image
04 setembro, 2018
Comentários

Porto Real supera as metas no IDEB 2017

A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira, dia 3, registrou um avanço expressivo no desempenho da Rede Pública de Ensino em Porto Real, em 2017. O município superou as metas de crescimento propostas pelo MEC, tanto nos anos iniciais (5º ano), quanto nos anos finais (9º ano) da educação básica. Comparando com o levantamento anterior, realizado em 2015, a melhora foi expressiva. Nos anos iniciais o desempenho subiu de 5,0 para 5,5 e nos anos finais de 4,0 para 4,7. “A nota do IDEB divulgada esta semana é uma vitória para todos os envolvidos com a educação pública em Porto Real porque resume o esforço de alunos, pais, professores e demais profissionais”, comemora o prefeito Ailton Marques.
Para chegar a estes números, o Ministério da Educação leva em conta o resultado dos alunos na Prova Brasil e a taxa de aprovação das escolas. No caso dos anos iniciais, participaram da avaliação alunos das escolas municipais José Ferreira da Silva, Professora Eliana Provazi e Sebastião Barbosa de Almeida, todas que oferecem o 5º ano no município. A meta fixada pelo Ministério da Educação era de 5,4 e a nota apurada foi 5,5. “Além da nota geral, individualmente todas as escolas avaliadas nos anos iniciais alcançaram suas metas no IDEB”, comenta o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva.
Nos anos finais, o CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes representou a educação municipal de Porto Real, já que a Escola Municipal Maria Hortência, que também oferece o nono ano, não teve o número mínimo de alunos participando da prova. A nota 4,7 foi superior em um décimo à meta proposta pelo MEC. “Nosso resultado poderia ser ainda melhor porque fomos penalizados com um décimo pelo fato de apenas uma escola compor a nota de Porto Real”, explica o secretário. O salto na avaliação do CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes em 2017, no entanto, é um fato muito comemorado. “Saímos de uma nota 3,6 em 2015 para uma nota 4,8, em apenas dois anos, justamente em uma unidade escolar inserida em uma região popular, em que a juventude vive uma realidade difícil”, argumentou o professor Robson Paulino, que era diretor da unidade escolar quando a prova foi aplicada em 2017. Com esse resultado, Porto Real passou de sexto para terceiro lugar no ranking regional do IDEB nos anos finais.
Tanto o prefeito Ailton Marques, quanto o secretário Robson Paulino fizeram questão de destacar o empenho da ex-secretária de Educação, Maria Madalena, para que esses resultados pudessem acontecer. “O IDEB é resultado de um esforço coletivo e aponta para um futuro promissor para nossa juventude”, finaliza o prefeito.

Comentários