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30 dezembro, 2020
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Pós Natal: CDL Barra Mansa faz balanço de vendas de fim de ano

Segundo a entidade, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, saldo de negócios foi dentro do previsto na cidade



Diante de um ano tão difícil, inclusive para o comércio, as vendas de Natal em Barra Mansa atingiram as expectativas, conforme avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. Segundo o presidente da entidade, Leonardo dos Santos, devido ao momento de restrições e crise na saúde pública por conta da pandemia de Covid-19, o balanço geral de vendas pelo fim de ano está dentro da normalidade, de acordo com a previsão feita pelo setor ao longo do ano.

“Embora o Natal tenha ajudado a recuperar parte das vendas perdidas no período de maior retração, os números ainda ficaram abaixo do ano passado, conforme prevíamos. Não houve aumento nas vendas com relação a 2019, com exceção alguns setores, que apresentaram crescimento. No geral, foi abaixo dos números registrados no ano passado”, avaliou, acrescentando que 2019 e 2020 apresentam realidades totalmente diferentes, o que impossibilita uma comparação. Segundo Leonardo, as notícias negativas relacionadas ao aumento dos casos, o fim do auxílio emergencial e a incerteza de novos fechamentos impactaram diretamente nas vendas. Para o ano que vem, porém, as expectativas são animadoras. “Prevemos um crescimento nos negócios, embora de forma lenta, a partir do segundo semestre de 2021. As expectativas são boas, principalmente pelo crescimento do setor de construção”, informou.

A notícia deve trazer um alento pelos prejuízos após vários dias em que o comércio barra-mansense esteve fechado no pico da pandemia. E, de imediato, nesta semana que antecede o ano novo, as vendas devem continuar trazendo reflexos positivos, tanto pelas oportunidades de novas compras através das trocas, como pelo período de fim de ano, cujas vendas costumam estar aquecidas.

A empresária Cátia Carvalho possui uma franquia de moda praia e explica que este mês de dezembro foi bastante atípico em relação aos anos anteriores. “O mês começou bem, com vendas altas, inclusive maiores que no ano passado. Nos surpreendeu”, disse Cátia. Porém, ao notar uma pequena queda nas vendas ao longo do mês, a lojista buscou alternativas para atrair clientela, como sorteios, brindes, postagens nas redes sociais, entre outras. “Tudo isso fora o bom atendimento, loja decorada, climatizada, benefícios de parcelamento e descontos para pagamento à vista. Vamos fechar o ano com pequena diferença em relação ao ano passado, mas sabemos que isso acontece em decorrência da pandemia. Já era previsto, especialmente em função do aumento dos índices referentes à Covid-19 neste mês de dezembro”.

A expectativa da CDL-BM é que, até o fim do mês, o número de vendas continue em alta, já que os preparativos para o Réveillon devem ajudar a manter o movimento no comércio. Segundo a empresária, hoje o movimento está excelente. “Como vendemos itens para a praia, notamos uma procura maior de pessoas que estão nos preparativos para viajar. Não foi o que esperávamos em relação aos anos anteriores, mas também não foi um mês ruim. Na realidade, só temos que agradecer por tudo o que passamos. Estamos abertos, atendendo aos nossos clientes e ajudando a fortalecer o comércio de Barra Mansa. Infelizmente, tem tanta gente passando aperto, fechando lojas, com dívidas, e, graças a Deus, não passamos por isso. Fechamos o ano bem e com a esperança de um 2021 melhor”.

Natal Premiado e “aquecido” em Barra Mansa

A Campanha “Natal Premiado” - realizada pela CDL Barra Mansa com patrocínio Transporte Generoso e apoio Unimed, Sicredi e Prefeitura - foi um sucesso entre os estabelecimentos participantes e ajudou a aquecer as vendas neste fim de ano no comércio da cidade. A ação promocional durou 30 dias e distribuiu vale-compras de até R$ 500 todos os dias para os consumidores contemplados. Foram centenas de prêmios em dinheiro, vários consumidores prestigiados e um comércio local muito mais valorizado. Outro fator que favoreceu as vendas e facilitou a ida dos consumidores às compras foi o horário estendido no comércio, o que, inclusive, ajudou a evitar aglomerações no interior dos estabelecimentos.


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