Image
24 abril, 2018
Comentários

Pré-candidatos a deputado estadual e federal definem partidos em Barra Mansa

                                                                                                                            * Reportagem Especial


Barra Mansa deve contar com alguns candidatos a deputado federal e estadual nas eleições de outubro deste ano. Para federal, os nomes apresentados são os do ex-deputado estadual, Ademir Melo, que recentemente se filiou ao PSDC, do empresário Alexandre Martins (PSL), e também do comerciante Jota Chagas (Avante), que disputou o último pleito para prefeito, obtendo 6.549 votos. Já os pré-candidatos que pleiteiam uma vaga na Alerj são o presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Borges, que recentemente trocou o PDT pelo PSDC, o empresário Bruno Marini (PSD), que na última eleição para prefeito obteve 8.966 votos, e os vereadores Jefferson Mamede (PSC) e Vicentinho (PSB). A Professora Clarice (PT), que em 2016 obteve 5.435 votos na eleição para prefeito (a), também já havia divulgado que participaria da eleição. O ex-vereador Ueslei da Farmácia, que recentemente trocou o PCdoB pelo PRP, também deve se candidatar. Nomes novos na política também podem surgir nestas eleições como pré-candidatos a deputado estadual, são eles o publicitário Elias Raffide (PTB), o engenheiro Felipe Queiroz (PSL) e o jovem Marco Rodrigues (PSB), que é ligado ao programa RenovaBR.


DESISTÊNCIAS CONFIRMADAS:
Alguns nomes que foram especulados para as eleições deste ano já confirmaram a desistência, são eles o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, que recentemente trocou o PV pelo PR, o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o vereador Thiago Valério (PPS) e o coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel (PTB). Até outubro, é bem capaz que outros nomes desistam da disputa.


CANDIDATOS DE FORA QUE DEVEM ANGARIAR VOTOS NA CIDADE:
Muitos candidatos de fora terão votos significativos em Barra Mansa, como por exemplo, o atual deputado federal Alexandre Serfiotis, da cidade vizinha de Porto Real, que recentemente trocou o MDB pelo PSD e que conseguiu importantes emendas parlamentares para o município. O deputado federal Deley (PTB) também tem prestigiado muito Barra Mansa e deve conseguir uma boa quantidade de votos. Outros federais que visitaram bastante o município, inclusive com envio de emendas, são Celso Pansera (PT) e Sóstenes Cavalcante (DEM). O delegado Antônio Furtado (PSL), que recentemente deixou a titularidade de Pinheiral e passou a atuar como delegado adjunto da 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, também deve conquistar seu espaço. Candidatos famosos por suas ideologias, tanto de direita, como de esquerda, também conseguirão angariar uma importante parcela do eleitorado.
Em relação aos estaduais, alguns candidatos de fora, principalmente de Volta Redonda, devem conquistar importantes votos, como o ex-prefeito da cidade vizinha, Paulo Baltazar (PDT), o deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD), o atual presidente da Câmara da cidade do Aço, Washington Granato (PTC) e o empresário Rogério Loureiro (Podemos). Os deputados Gustavo Tutuca (MDB) e André Corrêa (DEM) também contam com uma base sólida no município. Vale lembrar que Edson Albertassi (MDB) e Gotardo Netto (PSL), que também teriam votos consideráveis em Barra Mansa, não irão disputar. O primeiro encontra-se preso e o segundo optou em focar nos negócios profissionais de sua família.


RELEMBRE AS ELEIÇÕES DE 2014 EM BARRA MANSA
Nas eleições presidenciáveis de 2014, Dilma Rousseff (PT) foi a mais votada na cidade, obtendo 37.593 votos. A segunda colocada foi Marina Silva (Rede), que na época era filiada ao PSB, com 28.979 votos. Aécio Neves (PSDB) ficou na terceira posição, com 27.029 votos. No segundo turno Dilma obteve 53.489 votos no município, enquanto Aécio conquistou 43.203. Para governador, Luiz Fernando Pezão (MDB) sobrou na corrida eleitoral e liderou em Barra Mansa com folga, obtendo 43.960 contra 21.013 votos de Anthony Garotinho, o segundo colocado no município. Vale lembrar que recentemente Garotinho trocou o PR pelo PRP. No segundo turno, Pezão teve 50.152 votos, enquanto Marcelo Crivella (PRB) obteve 31.018 votos. Na disputa por uma vaga no senado, Romário (Podemos), na época no PSB, venceu com mais tranqüilidade ainda. Obteve incríveis 58.763 votos, contra 15.306 do segundo colocado, na ocasião César Maia (DEM). Para federal, os mais votados em Barra Mansa foram Alexandre Serfiotis, com 12.891; Deley, com 6.978 e Eduardo Cunha (MDB), com 6.446 votos. Na ocasião, o candidato com mais votos para deputado estadual na cidade foi Rodrigo Drable (MDB), atual prefeito, que obteve 15.021 votos. Em seguida vieram Edson Albertassi (10.158 votos) e Ruth Coutinho (MDB), que na época disputou pelo PR e conquistou 7.595 votos. Atualmente, Ruthinha é secretária de Assistência Social de Barra Mansa. 


                                            Por Diego Raffide – jornalista político e editor chefe da revista Por Aqui.

Comentários