Image
27 janeiro, 2020
Comentários

Prefeito de Piraí apresenta propostas de contribuição para concessão da Via Dutra

“As passarelas são investimentos de baixo custo, mas de uma demanda social enorme”, afirma Dr. Luiz Antonio

O prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antonio (PDT), participou, na última quarta-feira (22), de mais uma reunião que discutiu o processo de concessão da BR-116 (Via Dutra) entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O encontro foi realizado na sede da Federação das Indústrias de Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Rio de Janeiro. O grupo de trabalho de concessões rodoviárias do Conselho Empresarial de Infraestrutura da federação apresentou contribuições do setor industrial para o aprimoramento do projeto.



Ao defender a necessidade da construção de mais passarelas no trecho que corta o município de Piraí, o prefeito afirmou que são investimentos de baixo custo, mas de uma demanda social enorme. Dr. Luiz Antonio pediu que seja incluído no projeto a construção de passarelas nos bairros Caiçara, Varjão e no distrito de Arrozal.



“As passarelas são investimentos de baixo custo, mas de uma demanda social enorme. Em Piraí, durante essa concessão, perdeu 49 pessoas atropeladas na Via Dutra. Isso é muito grave. Só o município de Piraí está pleiteando três passarelas. Uma delas, é um trecho que a comunidade (Varjão) já parou rodovia com queima de pneu seis vezes. Está previsto a obra nesse novo contrato de concessão, mas para daqui dez anos. Piraí é uma cidade de 182 anos, as comunidades já estavam lá antes da rodovia. Ela foi cortada pela rodovia. Então, pressupor questões como esta é evitar conflitos imediatos e futuros. Eu acho que é de bom senso olhar para essa questão”, disse Dr. Luiz Antonio.

A reunião teve a participação da secretária de Fomento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa; o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), Arthur Lima; do secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, e do diretor da Firjan Sul Fluminense Antonio Viela.

Dr. Luiz Antonio destacou a necessidade de antecipar a obra de construção da nova pista da Serra das Araras e cobrou pela redução do pedágio.



“É importante que a gente consiga atender as necessidades de cada cidade e defender os interesses da nossa região. A obra na A Serra das Araras é fundamental para o país. A interrupção é diária, o que prejudica muito nós que precisamos utilizar a via. Quando a gente olha para o financiamento e olha os pedágios, não justifica não ter praça de pedágio em Guarulhos e na Baixada Fluminense, locais com maior fluxo de veículos. Isso precisa ser melhor equacionado e explicado para a sociedade. No nosso caso, um pedágio em Barra Mansa, vai dificultar para todos nós essa movimentação. É um ponto que precisa ser melhor esclarecido”, comentou.



A nova concessão consiste na exploração do sistema rodoviário por 30 anos, incluindo recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias, ampliação de capacidade, manutenção do nível de serviço e segurança do usuário. Os investimentos previstos são de mais de R$ 32 bilhões.



Audiência no Sul Fluminense



Como presidente da Associação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aemerj), Dr. Luiz Antonio cobrou a necessidade de levar a discussão da concessão da Via Dutra para cidades do Sul Fluminense. Sugeriu também que os prefeitos enviassem um documento detalhando o poderia acrescentar no projeto e justificando.



“É importante que essa discussão seja realizada nos municípios do Sul Fluminense. É preciso levar essa discussão para mais perto dos moradores, ouvir mais a nossa população, ouvir as sugestões dos prefeitos. Nós solicitamos que os municípios fizessem um documento para EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e também para os demais órgãos envolvidos detalhando o que acha importante para acrescentar no projeto e justificando. Para poder ter a base técnica necessária para essa discussão”, disse Dr. Luiz Antonio.

Comentários