Prefeito de Quatis convoca população para comparecer aos postos para vacinar contrar a febre amarela
Mais de seis mil doses da vacina contra a doença já foram aplicadas em Quatis desde fevereiro
O prefeito Bruno de Souza (PMDB) fez hoje pela manhã, quinta-feira, dia 17, um chamado aos moradores para que compareçam aos postos de saúde visando receber a vacina contra a febre amarela. Desde fevereiro, quando a cidade foi incluída no cinturão de prevenção em razão da proximidade com Passa Vinte (Minas Gerais), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quatis já vacinou 6.705 pessoas contra a doença.
Bruno decidiu reforçar o chamado devido ao surgimento dos dois primeiros casos de febre amarela no estado do Rio de Janeiro, ambos na cidade de Casimiro de Abreu, sendo um deles com morte. Em Quatis, atualmente não há filas nos postos de vacinação, pois a maioria das pessoas que formam o público alvo da imunização procurou as unidades de vacinação logo no começo da campanha.
Todas as 11.500 doses do medicamento, autorizadas pela Secretaria estadual de Saúde para o Município, já foram entregues. Portanto, o estoque atual na cidade é de 4.795 doses, levando-se em conta o número de pessoas vacinadas até agora. Devem ser imunizadas contra a febre amarela todas as pessoas na faixa etária de nove meses a 60 anos incompletos.
- Não existe nenhum caso suspeito em Quatis, mas as pessoas que ainda foram vacinadas precisam procurar imediatamente os postos de saúde. Diante do aparecimento dos dois primeiros casos no Rio de Janeiro, nós precisamos mais do que nunca reforçar as ações de prevenção visando diminuir ao máximo os riscos de propagação da doença. A vacina existe em Quatis e os servidores da área de saúde estão mobilizados para esta campanha – disse o prefeito.
A campanha de vacinação contra a febre amarela em Quatis está sendo realizada nas unidades do Programa Saúde da Família dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri. As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde já estuda a possibilidade de promover a imunização também no período noturno, em pelo menos um dia da semana, visando atender os moradores que trabalham durante o dia e por isso não têm como comparecer aos postos de saúde no período diurno.
Além de Quatis, foram inseridos no mês passado, no cinturão de prevenção contra a entrada do vírus da febre amarela no território fluminense, as cidades de Resende, Itatiaia, Valença e Rio das Flores. A partir desta medida preventiva, os cinco municípios intensificaram a vacinação. A Prefeitura de Quatis já realizava a vacinação antes mesmo de a Secretaria estadual de Saúde incluir a cidade no cinturão de proteção.
- Desde janeiro, dentro da vacinação de rotina, a Secretaria Municipal de Saúde vinha aplicando as doses em moradores com viagem marcada para municípios de Minas Gerais, estado no qual até hoje se concentra o maior número de notificações de casos suspeitos e confirmados da doença. Naquele período, vacinamos 293 pessoas – informou a coordenadora do serviço de imunização da Prefeitura de Quatis, Aline Campbell.
De acordo ainda com a coordenadora de imunização, “o Município dispõe no momento do estoque necessário para imunizar todos os moradores que integram o segmento prioritário da campanha de vacinação, mas se houver necessidade de aumentar a demanda, o pedido será encaminhado imediatamente à Secretaria estadual de Saúde”.
Na manhã desta quinta-feira, dia 16, o Ministério da Saúde informou ter liberado mais um estoque da vacina, desta vez com um milhão de doses ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, que ficará responsável por distribuir as doses aos municípios fluminenses, “mediante a necessidade de cada um”.
Comentários