Prefeito de Volta Redonda convoca reunião para discutir violência entre jovens
Novo encontro na próxima segunda-feira (dia 8) vai reunir propostas para prevenir violência e propagar ‘cultura da tolerância’
O assassinato do jovem Felipe do Nascimento Rodrigues, de 16 anos, espancado por cerca de 20 jovens na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, no dia 24 de julho passado, foi o estopim para a convocação pelo prefeito Antônio Francisco Neto de uma reunião para discutir a questão da violência entre os jovens, após alguns registros de confrontos entre grupos de escolas e bairros diferentes. A reunião - realizada nesta segunda-feira (dia 1º), no Gabinete do prefeito Neto - foi convocada por solicitação da diretora da Coordenadoria Municipal da Juventude, Beatriz Amarante, a Bibi.
Neto salientou que a Prefeitura tem diversos programas que atendem a juventude, como o projeto Segundo Tempo, oficinas nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama (FBG), entre outros, mas que é preciso ouvir os jovens do município.
“Nós podemos divulgar melhor os nossos programas, mas precisamos ouvir os jovens, conhecer as propostas deles. Podemos melhorar e temos estrutura para atendê-los”, afirmou o prefeito, que marcou uma nova reunião, na próxima segunda-feira (dia 8), às 14h30, no Auditório da PMVR, no Palácio 17 de Julho, para discutir propostas dos jovens, que serão encaminhadas pelas diversas entidades que trabalham com a juventude em Volta Redonda e pelas mídias sociais da PMVR. “O Poder Público gostaria de ouvir e mostrar o que fazemos pela juventude”, salientou Neto.
A partir das discussões entre os presentes, onde foi levantada a questão da “cultura da violência” a que os jovens estariam expostos atualmente, Neto disse que o Poder Público irá fazer uma campanha pela paz e tolerância. “Concordamos que devemos fazer uma campanha pela paz, usando principalmente as mídias sociais, para alcançar diretamente os jovens”.
A reunião teve a participação das secretárias municipais de Educação, Terezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê; de Cultura, Rosâne Gonçalves; de Saúde, Marta Magalhães; de Políticas Públicas para as Mulheres, Glória Amorim; dos secretários municipais de Ação Comunitária, Munir Francisco; e Planejamento, Lincoln Botelho; do comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa; do delegado adjunto da 93ª DP, Marcelo Russo; do comandante do 28º BPM, tenente-coronel Damião Luiz Portella; representantes da Coordenadoria Municipal de Juventude; do serviço de Saúde Mental da SMS-VR; da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre); da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas; dos conselhos municipais de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes; dos Direitos Humanos; da Cúria Diocesana; diversas pastorais; Instituto Ideais; Conselhos Tutelares 1 e 2; OAB-VR; Volta Redonda Rugby; e Federação das Associações de Moradores (FAM).
Comentários