Image
06 outubro, 2017
Comentários

Prefeito inaugura Centro Estratégico de Segurança Pública em Barra Mansa

CESP integrará as forças de segurança pública como Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros; ao todo, 72 câmeras farão o monitoramento em pontos estratégicos de Barra Mansa


A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, inaugurou na noite desta quinta-feira, 5, o CESP (Centro Estratégico de Segurança Pública). A cerimônia seria na última terça-feira, 3, dia do aniversário da cidade, mas por conta da chuva acabou sendo adiado. O prédio está localizado na Avenida Joaquim Leite, próximo à Igreja Matriz de São Sebastião, e será responsável por integrar as forças de segurança pública.

Além do prefeito Rodrigo Drable, a solenidade contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Lima; da primeira-dama Regina Borges Motta Costa; do secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani; do secretário de Administração, Jefferson Mamede, também diretor do Consórcio de Segurança Pública do Médio Vale Paraíba Fluminense; do delegado titular da 90ª DP, Ronaldo Aparecido; do delegado da 5ª CPA, Francisco Benites; do comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir; Tenente Henrique do 28º Batalhão da Polícia Militar; Tenente Douglas Cunha do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros; representando a Câmara de Vereadores, Marcelo Borges; demais secretários, vereadores e comunidade em geral.

Com investimento inicial de R$ 500 mil, o CESP conta com 72 câmeras espalhadas por toda a cidade. Além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a unidade integrará as três forças de segurança pública: Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal. Com isso, o prédio permitirá a gravação das imagens e o monitoramento em tempo real das entradas e saídas da cidade e pontos estratégicos nos bairros Ano Bom, Baldomero Barbará, Vila Nova, Santa Rosa, Saudade e Centro.

O prefeito Rodrigo Drable destacou a importância do CESP para a cidade. “Esses equipamentos de segurança nas mãos de pessoas capacitadas, eu tenho certeza que vai melhorar a qualidade de vida e segurança de todos nós”, enfatizou. Ele ainda declarou que em breve será instalado um programa chamado OCR, sistema capaz de fazer a leitura das placas dos carros. “Se um crime acontecer com um carro no centro da cidade e esse veículo for para outra região, conseguiremos identificar e montar uma operação para a resolução do ocorrido”, completou.

De acordo com o comandante Joel Valcir, a Guarda Municipal será responsável pelo controle da operação no CESP, com o apoio da Secretaria de Ordem Pública. “Hoje nós contamos com um efetivo de 137 guardas municipais. Cada entidade de segurança terá um representante para comunicar os responsáveis para verificação e combate de acordo com a demanda de cada uma”, afirmou. Segundo ele, com a inauguração do Centro Estratégico o trabalho da Ronda Escolar será intensificado com a instalação de câmeras de segurança em 13 escolas da cidade.

Para o delegado da 90ª DP a tecnologia deve ser usada para o bem-estar dos cidadãos. “Com esse Centro Estratégico, tornaremos mais eficientes e eficazes os órgãos de segurança, propiciando à população a diminuição no índice de criminalidade”, afirmou Ronaldo Aparecido. O secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, agradeceu ao prefeito que mesmo em meio à crise, vem tornando possível a realização de sonhos antigos e parabenizou o secretário de Administração, Jefferson Mamede, pela iniciativa de idealizar o projeto.


Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale Paraíba Fluminense

O CESP também abrigará o CISEGCI (Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale Paraíba Fluminense). Segundo o secretário de Administração e diretor executivo do CISEGCI, Jefferson Mamede, o programa foi a primeira iniciativa regional de prevenção à violência do estado do Rio de Janeiro. “O consórcio discute políticas de segurança de forma regionalizada e nosso objetivo é implantar programas de prevenção e combate, alcançando todas as cidades do Médio Vale do Paraíba”, disse.

Para o diretor do consórcio, o CESP foi idealizado como ferramenta de aprimoramento da Gestão de Políticas de Prevenção a Violência e Segurança Pública. “Teremos um Gabinete Regional de Gestão Integrada, que servirá de base para reuniões envolvendo a segurança pública, tanto entre os órgãos responsáveis quanto com a sociedade civil. O prédio será muito mais do que apenas monitoramento, servirá também para encontros em momentos de crise de segurança na cidade, para tomarmos decisões e inibirmos ações que possam vir a ocorrer em Barra Mansa”, finalizou Mamede.

No total, 13 municípios fazem parte do CISEGCI: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.



Comentários