18 abril, 2017
Comentários

Prefeitura de Barra Mansa recebe 50 radiotransmissores

A prefeitura de Barra Mansa, representada pela vice-prefeita Fátima Lima e pelo Comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, recebeu nesta terça-feira, dia 18, 50 radiotransmissores que permitirão o contato direto entre municípios e o Centro Integrado de Comando e Controle, onde ficam representantes das principais instituições de segurança e defesa civil. Os rádios foram adquiridos e utilizados durante os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

A entrega foi feita pelo subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, Rodrigo Alves, e pelo superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval e contaram também com as presenças de representantes das prefeituras de Volta Redonda, Itatiaia, Piraí, Resende, Quatis e Porto Real.

Os novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água, e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência - e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.

O Subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves, falou da experiência positiva nos Jogos Olímpicos de 2016. “Conseguimos trazer um legado dos jogos para a sociedade. Tivemos uma experiência muito positiva com esta rede de rádio que inclusive foi premiada internacionalmente”, revelou, acrescentando os trabalhos integrados que poderão ser desenvolvidos.

- É muito importante a união de forças entre os estados, a Polícia Civil, a Polícia Militar e as demais forças de segurança. Com esses radiotransmissores poderemos planejar operações integradas entre as prefeituras e todo o estado – pontuou Rodrigo Alves.

Para o superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, os radiotransmissores podem ajudar muito os Centros Integrados de Operações de Segurança Pública dos municípios. “É uma integração em nível de comando. Volta Redonda já conta com um Ciosp e outras cidades da região já estão se preparando para montar um também. É uma alegria estar aqui cumprindo este planejamento, que é uma extensão da rede de rádio da região metropolitana”.

A vice-prefeita Fátima Lima destacou a integração e a prevenção da segurança. “Este projeto eu vejo como prevenção e segurança, um investimento contra a violência. Nós como munícipes e como gestores não podemos fazer muita coisa sem esta integração e sem essa parceria. Muitas cidades têm problemas semelhantes e é importante ter soluções integradas”, revelou.

Já o Comandante da Guarda de Barra Mansa, Joel Valcir, falou da economia que o município teve ao receber os radiotransmissores do estado. “É um investimento caro que recebemos do estado. Se a prefeitura fosse investir nesses equipamentos, iria gastar aproximadamente R$ 200 mil. Vale destacar também a resposta rápida que daremos aos criminosos, pois poderemos falar em tempo real para coibir estes delitos que vem crescendo demasiadamente na região”, concluiu.

Comentários