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01 março, 2018
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Prefeitura de BM mantém ouvidoria para atender aos cidadãos

O e-Ouv é uma plataforma oferecida gratuitamente para os municípios pela CGU e pelo Ministério da Transparência para que possam instituir canais de recebimento, análise e resposta de manifestações dos cidadãos

O município de Barra Mansa, através de sua Controladoria Geral, implantou em dezembro de 2017 o sistema de ouvidoria e-Ouv, ligado ao Ministério da Transparência e a Controladoria Geral da União (CGU). O e-Ouv Municípios é uma plataforma oferecida gratuitamente para os municípios pela CGU e pelo Ministério da Transparência para que possam instituir canais de recebimento, análise e resposta de manifestações dos cidadãos, usuários dos serviços públicos.

Segundo o Controlador do Município, Rodrigo Amorim Camargo, o sistema já está disponível no portal da transparência do município Barra Mansa. “Implantamos o sistema no final de 2017 e realizamos uma série de testes. Agora disponibilizamos no portal para que os cidadãos possam ser atendidos e terem suas demandas solucionadas. O cidadão terá um espaço específico para manifestação de críticas sobre os serviços realizados pela Administração Municipal, envio de sugestões, elogios, solicitação de informações ou reclamação sobre a prestação de algum serviço”, ponderou.

Rodrigo ainda explicou os benefícios de se ter uma ouvidoria. “O e-Ouv Municípios está disponível por meio da adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort) e trará benefícios tanto para os cidadãos como para a administração municipal. O primeiro deles é permitir a interação ágil e direta entre gestor e sociedade para a resolução de problemas e a busca por soluções que beneficiem a comunidade. Para o cidadão, a principal vantagem é poder realizar a sua manifestação pela internet podendo consultar o andamento do pedido posteriormente. Há a possibilidade, inclusive, de o cidadão se cadastrar no sistema e, assim, ter acesso ao histórico de suas manifestações”, revelou, acrescentando que o sistema não terá custos para os cofres municipais. “Não teremos que arcar com os custos de implantação e customização do sistema, tampouco com custos de infraestrutura de dados, já que todo o serviço será provido pela própria CGU”, completou Rodrigo Amorim Camargo.

Outro aspecto positivo é que as regras de funcionamento quanto a prazos e tipologias de manifestações são padronizadas e aderentes às regras já utilizadas no âmbito federal. “O e-Ouv Municípios foi planejado para possibilitar também a integração com sistemas que as ouvidorias já utilizam para tramitar as manifestações entre as áreas do órgão ou entidade. A iniciativa traz mais segurança ao cidadão e ao gestor municipal, oferecendo agilidade para a resolução de problemas e garantindo ao gestor público informações adequadas sobre a percepção dos usuários dos serviços oferecidos”, concluiu Rodrigo.


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