Prefeitura de Quatis compra mais de 500 hidrômetros
A aquisição pela prefeitura de mais 500 hidrômetros para o sistema de distribuição de água potável em Quatis foi anunciada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB). Realizada através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, os equipamentos vão dar continuidade ao serviço de substituição dos hidrômetros danificados da cidade, cuja troca começou na primeira gestão de Bruno à frente da administração do Município (2013-2016).
Ao longo dos últimos quatro anos, a produção diária de água em Quatis passou de 1.987.200 litros para 4.320.000 litros. A ampliação da oferta de água tratada a favor da população significou um crescimento de 117 por cento. No início de 2013, o Departamento de Água e Esgoto do Município tratava 23 litros de água por segundo, e já em 2016 a produção alcançava a marca de 50 litros por segundo.
Segundo Bruno, a aquisição dos 500 hidrômetros divulgada nesta semana representa investimentos de mais R$ 40 mil no projeto de melhorias do serviço de água distribuída à população da cidade. A compra dos equipamentos ocorreu através da modalidade de registro de preços, o que permite à prefeitura solicitar os itens adquiridos mediante a necessidade, pagando apenas pela quantidade entregue à Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.
Com os hidrômetros recém-adquiridos, sobe para 900 o número de aparelhos comprados pela prefeitura a partir de 2013, visando efetivar a troca dos equipamentos que estavam danificados. A ocorrência de problemas nos aparelhos poderia prejudicar o cálculo exato do consumo de água feito por cada imóvel no período de 30 dias, afetando dessa maneira o valor final da cobrança nas contas. No primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza, o Departamento de Água e Esgoto substituiu 400 hidrômetros, a grande maioria deles nos bairros Mirandópolis e São Benedito.
- A constatação de problemas no funcionamento dos antigos hidrômetros ocorreu por meio de uma inspeção realizada por técnicos do Departamento de Tributos da Secretaria Municipal de Finanças, órgão responsável pela cobrança das contas de água e de esgoto. A partir deste levantamento, iniciamos a troca dos equipamentos visando garantir um valor justo para os consumidores de água na cidade. A modernização dos equipamentos utilizados no processo de captação, tratamento e distribuição de água potável está entre as prioridades do nosso plano de governo para a modernização e ampliação do abastecimento à população – disse o prefeito.
Já o titular da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos da Prefeitura de Quatis, César Salazar, explicou que, no caso da substituição dos hidrômetros, os novos equipamentos não estão sendo pagos integralmente pelos proprietários dos imóveis, os quais arcam apenas com um valor inserido nos boletos de água e esgoto, “a título de manutenção do sistema de abastecimento”. Somente nos casos de ligações novas, o aparelho é pago pelos consumidores.
- O proprietário de um imóvel novo deve solicitar a ligação de água no próprio prédio da Prefeitura de Quatis, por meio do Departamento de Tributos, que fica no primeiro andar do Centro Administrativo do Município. Na relação dos procedimentos necessários está a aquisição do hidrômetro, que o próprio dono do imóvel deve fazer, com recursos próprios. Com o aparelho comprado pelo dono da construção, os técnicos da prefeitura vão ao endereço indicado, instalam o equipamento e fazem a ligação do sistema – disse César Salazar, acrescentando que o preço médio atual de um hidrômetro no comércio é de R$ 120,00.
Comentários