Image
04 junho, 2019
Comentários

Prefeitura de Quatis investe na saúde e realiza quase 90 mil procedimentos em 4 meses

             Pelo percentual mínimo estabelecido na Constituição Federal para investimentos na saúde, que é de 15 por cento da arrecadação, a Prefeitura de Quatis poderia ter aplicado o montante de R$ 1.864.095,12 no setor durante o primeiro quadrimestre deste ano (01º de janeiro a 30 de abril). Mas os investimentos da administração municipal na rede pública de saúde ultrapassaram este valor, alcançando o total de R$ 2.020.491,23 no período. O índice aplicado foi de 16,40 por cento da receita. Já o número de procedimentos feitos nos quatro primeiros meses de 2019 chegou a 85.947.

            Esses números fazem parte do balanço a respeito dos investimentos realizados pela Prefeitura de Quatis na rede municipal de saúde, durante os quatro primeiros meses de 2019, e cujos resultados foram apresentados na semana passada, durante uma audiência pública ocorrida no plenário da Câmara de Vereadores, sob a coordenação da CGM (Controladoria Geral do Município) e do FMS (Fundo Municipal de Saúde). O encontro contou com as presenças de secretários municipais, diretores de departamentos, servidores públicos e representantes de segmentos organizados da sociedade.

            - As demandas na área da saúde pública são muitas, mas o nosso governo tem a consciência que está priorizando as ações no setor, segundo a disponibilidade financeira existente. O fato de o índice da receita aplicada no setor ter sido maior que o percentual mínimo obrigatório pode ser considerado um resultado positivo. No entanto, vamos continuar trabalhando com o objetivo de aprimorar cada vez os serviços na saúde pública disponibilizados à população – afirmou o prefeito Bruno de Souza (MDB), ao comentar o balanço da assistência médica e odontológica divulgado na audiência pública.

            O balanço sobre os procedimentos na saúde entre janeiro e abril inclui a realização de consultas ambulatoriais, exames, ações preventivas, atendimentos de urgência, tratamentos para moradores de Quatis em unidades médicas especializadas situadas em outros municípios, cirurgias e coleta de materiais destinados à realização de exames, entre outros.

            Só as quatro unidades do Programa Saúde da Família realizaram 32.814 procedimentos em quatro meses. A maioria foi registrada na Clínica da Família, que se localiza no bairro Nossa Senhora do Rosário, e onde funcionam duas equipes do PSF: 10.786 procedimentos. As outras três unidades realizaram 8.782 procedimentos (posto de saúde do Mirandópolis); 8.053 procedimentos (posto do Jardim Independência), 5.193 (posto do Jardim Pollastri). No Hospital São Lucas, instituição filantrópica que oferece o atendimento de pronto-socorro e com médicos especialistas através de um convênio com a prefeitura, o balanço do primeiro quadrimestre apontou 39.379 procedimentos, incluindo as 312 internações.

            Nos demais serviços disponibilizados à população de Quatis por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), os números de procedimentos registrados no período foram os seguintes: 4.675 (Núcleo de Fisioterapia do Município); 2.850 (Centro Odontológico, incluindo a unidade que funciona no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário); 1.788 (Casa da Criança); 1.737 (Unidade de Apoio Diagnóstico); 1.534 (Programa Municipal de Saúde Mental, incluindo o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial); 718 (Programa TFD – Tratamento Fora do Domicílio); 578 (Academia de Saúde); 479 (Casa da Criança); 160 (policlínica); e 156 (SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Comentários