Image
23 outubro, 2018
Comentários

Prefeitura de Quatis recebe nova ambulância do Samu

        A Prefeitura de Quatis acaba de receber uma ambulância zero quilômetro para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), “o que vai tornar ainda mais eficiente a assistência médica de emergência prestada aos moradores da cidade”. A entrega do veículo ocorreu na quinta-feira da semana passada, 18, na sede regional do SAMU, em Volta Redonda. Ao anunciar a chegada da nova ambulância, o prefeito Bruno de Souza (MDB) reforçou o chamado à população no sentido de que utilize mais os serviços prestados pelo SAMU, “liberando dessa maneira as outras ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde para outros atendimentos”.

        A entrega da nova ambulância para a Prefeitura de Quatis fez parte da renovação da frota realizada no SAMU pelo Ministério da Saúde. A ambulância entregue ao Município é do tipo “suporte básico”. Todas as chamadas devem ser feitas através do telefone 192, cuja ligação pode ser realizada gratuitamente, de qualquer linha móvel ou fixa. Em Quatis, o SAMU fica baseado no Hospital São Lucas. A prefeitura já contava com um veículo do serviço e agora, com a chegada da nova ambulância, ainda não foi definido o destino da que atendia as chamadas da cidade.

Além de Quatis, receberam novas ambulâncias do SAMU, na semana passada, as prefeituras de Volta Redonda, Pinheiral e Barra Mansa. Nos próximos dias, novas ambulâncias serão entregues para as prefeituras de Itatiaia, Rio Claro, Resende e Piraí. Todo o serviço do SAMU na região é supervisionado pelo CISMEPA (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba). O prefeito Bruno de Souza destacou o empenho do deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) na liberação da nova ambulância zero quilômetro a favor da população de Quatis:

- O deputado Alexandre Serfiotis teve uma participação importante nas conversações realizadas junto ao Ministério da Saúde e à Presidência da República que culminaram na liberação desta ambulância zero quilômetro para a nossa cidade, motivo pelo qual faço questão de registrar publicamente o meu agradecimento ao parlamentar. Não há dúvidas que a chegada do novo veículo significa melhorar as condições de atendimento aos moradores do nosso Município no caso das situações de emergência – disse o prefeito.

Bruno de Souza reafirmou a importância de a população de Quatis priorizar as chamadas para o SAMU nos casos de competência deste serviço de atendimento. Um levantamento divulgado recentemente, pela Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que a população ainda prefere solicitar a ambulância do Hospital São Lucas, mesmo nas situações que estiverem no âmbito do SAMU. Com isso, acaba ocupando a ambulância do hospital, “que poderia estar sendo utilizada em outro atendimento”.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dispõe de uma estrutura para prestar os primeiros socorros aos pacientes. Logo ao telefonar para o número 192, com o objetivo de solicitar o veículo, a pessoa que estiver requisitando o atendimento receberá as primeiras orientações do médico regulador da Central do SAMU sobre os procedimentos indicados no caso, antes mesmo da chegada do veículo, o que pode ajudar diretamente na recuperação do paciente. A Central do SAMU, em Volta Redonda, dispõe de médicos de plantão 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

- Se a população usar mais o atendimento prestado pela SAMU, as outras ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde poderão ficar à disposição para atender outras situações que não fazem parte das atribuições do Serviço Móvel de Urgência – frisou o prefeito.

Confira as situações cujo atendimento inicial está entre as atribuições do SAMU: na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; intoxicação e envenenamento; queimaduras graves; maus tratos; trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; acidentes/traumas com vítimas; afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; suspeita de Infarto ou AVC – derrame cerebral (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento, desabamento; crises convulsivas; transferência inter-hospitalar de doentes graves; ou outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Comentários