Prefeitura de Quatis vai às propriedades rurais para aplicar vacina contra febre amarela
Campanha de imunização nas comunidades mais distantes tem o apoio da EMATER
Com o apoio do escritório local da EMATER – RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará nesta semana nas propriedades rurais do distrito de São Joaquim e da comunidade quilombola de Santana para vacinar produtores, trabalhadores do campo e as suas famílias contra a febre amarela.
A equipe volante de vacinação nestas duas comunidades será formada por um técnico em enfermagem e um agente comunitário de saúde. O objetivo do serviço é alcançar as pessoas que residem nas comunidades rurais mais distantes e ainda não receberam as doses do medicamento. Em São Joaquim, a imunização começou a ser realizada nesta terça-feira, dia 21 de março. Já na comunidade quilombola de Santana, a campanha foi programada para quarta-feira, dia 22.
Para a comunidade quilombola de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará cem doses da vacina. Com relação à campanha de imunização nas propriedades rurais de São Joaquim, o estoque disponibilizado inicialmente foi de 150 doses. Essa quantidade, porém, poderá ser ampliada, mediante a demanda constatada no local.
Segundo o prefeito Bruno de Souza (PMDB), que determinou a realização deste trabalho volante, a medida vai auxiliar também no alcance da meta inicial estabelecida de moradores imunizados contra a febre amarela em todo o município de Quatis.
Em fevereiro passado, quando Quatis foi incluído no cinturão de proteção contra a entrada do vírus no território fluminense, devido ao fato de a cidade fazer divisa com Passa Vinte (Minas Gerais), a meta estabelecida no caso do município foi de 11.500 pessoas vacinadas. Até final da tarde de sexta-feira, dia 17, 6.805 moradores de Quatis tinham sido imunizados.
- As famílias residentes na região mais central de São Joaquim, já receberam as doses da vacina contra a febre amarela, aplicadas na unidade de saúde do distrito, mas certamente muitas pessoas residentes nas propriedades rurais distantes ainda não foram imunizadas, daí este esforço concentrado para que nenhum habitante da nossa cidade que esteja dentro da faixa etária indicada deixe de ser vacinado. É bom lembrar ainda que São Joaquim e Santana são cercados por matas, característica que vem sendo priorizada pelas autoridades do estado para a aplicação das doses – declarou o prefeito, lembrando que devem ser imunizados todos os moradores de nove meses a 60 anos incompletos de idade.
Bruno de Souza explicou que na semana passada, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde já foi a propriedades rurais do distrito de Falcão e à comunidade de Joaquim Leite, onde foram imunizados 205 e 142 moradores, respectivamente, incluindo as famílias que residem nos pontos mais distantes do centro destas duas localidades.
Inicialmente, o trabalho de busca aos moradores residentes em propriedades distantes da zona rural de Quatis vai ser feito até a próxima sexta-feira, dia 24. No entanto, a prefeitura poderá prorrogar esse prazo, caso ainda não tenha alcançado todas as propriedades. O prefeito frisou também a importância do apoio da EMATER, que está cedendo o veículo voltado ao transporte dos profissionais da Secretaria de Saúde.
Localizado na estrada responsável pela ligação entre a área urbana de Quatis e o distrito de São Joaquim, o acampamento Irmã Dorothy também está na programação de vacinação volante contra a febre amarela, organizada pelas autoridades de saúde do Município. Nesta comunidade, a imunização acontece até sexta-feira e contará com o apoio da equipe de profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Comentários