Prefeitura de Resende disponibiliza ecoponto para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas
Atualmente, um dos maiores problemas ambientais no município fica por conta do descarte incorreto de materiais, dentre eles o lixo eletroeletrônico. Para driblar a situação, a Prefeitura de Resende está disponibilizando um recipiente para que pilhas, baterias e lâmpadas sejam descartadas. Os interessados podem deixar os resíduos ao lado da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR), onde mensalmente uma empresa especializada recolhe o material para realizar a destinação correta e descontaminação do material.
O presidente da AMAR, Wilson Moura, destaca que o local só recebe materiais domésticos, ou seja, resíduos que são fruto de trocas de lâmpadas, pilhas e baterias nas residências. No caso de pessoa jurídica, a unidade sugere que o responsável procure locais que atuem na realização de logística reversa, como exigem as leis de comercialização destes produtos.
- Nossas bombonas ficam disponíveis todos os dias da semana, das 6h às 22h, que é o horário de funcionamento do Parque das Águas. A dinâmica funciona de uma maneira simples para que todos os envolvidos sejam beneficiados, que são os moradores e as empresas que recolhem os materiais. A única condição para o descarte de lâmpadas é que o morador não a jogue, para que o vidro não seja danificado - explica Moura.
Segundo a AMAR, as pilhas e baterias são retiradas por empresas especialistas no descarte deste material. Já as lâmpadas, são encaminhadas ao Aterro Controlado, localizado em Bulhões, onde outra companhia vai até lá para realizar a descontaminação necessária.
Lixo Eletroeletrônico
Além do recipiente localizado ao lado da sede da AMAR, no ano passado a Prefeitura realizou o Dia D do descarte de lixo eletroeletrônico. O evento, que aconteceu no Parque das Águas, recolheu mais de 25 metros cúbicos de resíduos, que incluíram carcaças de computadores, televisores, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, além de pilhas, baterias, lâmpadas e celulares. De acordo com a agência, existe um estudo para a realização de mais uma edição da iniciativa em 2019.
Comentários