14 setembro, 2015
Comentários

Prefeitura de Resende realiza vistoria em canil após receber denúncia de maus tratos

Diante de denúncia de maus tratos a animais, encaminhada pelo Ministério Público, a Prefeitura realizou na última sexta-feira, dia 11, uma vistoria em um canil localizado no bairro Elite, que abriga 149 cães. Participaram da fiscalização o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Sanitária, Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) e Procuradoria-Geral do Município.
De acordo com a avaliação dos técnicos, não foram constatados maus tratos no local. No entanto, a Prefeitura vai sugerir, em parecer que será encaminhado ao Ministério Público, a adequação do espaço, visto a grande quantidade de animais. Outra recomendação é que o canil funcione em outro local, que não seja na zona urbana do município, pois o barulho incomoda os vizinhos.
Segundo a equipe que realizou a vistoria, a proprietária do espaço acolhe cães abandonados na rua. Por isso, o CCZ já adiantou que vai incentivar também a adoção desses cachorros.
Para o chefe de fiscalização da AMAR, Sandro Lima Maciel, a população deve ter consciência e não abandonar seus animais nas ruas.
- Temos visto um número muito grande de animais abandonados na cidade. No caso deste canil, todos foram largados nas ruas, foram recolhidos e abrigados neste local que vive de doações. As pessoas têm que se conscientizar que pegar um animal e depois abandonar na rua é crime - enfatizou o fiscal.
Já o Procurador-Geral do Município, Kleber de Souza, afirmou que as vistorias realizadas pela Prefeitura em casos de denúncias de maus tratos são rotineiras, portanto, os moradores devem denunciar.
- A participação da população é muito importante para nós, porque através das denúncias que podem ser feitas na Ouvidoria do município e Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), podemos tomar providências caso seja necessário - enfatizou o Procurador.
O telefone da Ouvidoria é 0800 889 0808, e da AMAR, 3354-8663 ou 3354-7792.

Comentários