16 abril, 2018
Comentários

Prefeitura de Resende zera fila por mamografia

Quase três mil mulheres atendidas e prevenidas contra o câncer de mama. Este é o saldo positivo alcançado pela Prefeitura de Resende, através do Super Mutirão da Saúde, realizado em 2017, e que está permitindo que agora, sem demanda reprimida, o exame possa ser realizado em até 15 dias.



Para alcançar este resultado, o governo municipal não mediu esforços: aumentou o número de exames realizados diariamente, ampliou os horários de atendimento do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), onde as mamografias são feitas na Rede Municipal, e firmou convênios com a iniciativa privada para acelerar a realização dos exames. As ações foram intensificadas entre os meses de maio e dezembro do ano passado.



De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, a decisão de incluir a mamografia na série de exames realizados durante o Super Mutirão de Saúde, levou em consideração o fato de o câncer de mama ser o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, segundo dados oficiais.



- A fila de espera por exames e cirurgias na Rede Municipal de Saúde era muito grande no início de 2017 e este foi o motivo pelo qual decidimos realizar o super mutirão. No caso das mamografias, que é um exame fundamental para garantir a saúde da mulher, esta fila chegava a quase três mil pessoas, o que é inaceitável, pois todos sabemos que o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, não só tem tratamento, como também tem cura na maioria dos casos – disse o secretário, lembrando que o exame, indicado para mulheres acima dos 40 anos, deve ser realizado ao menos uma vez ano.



De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em dezembro de 2016, 2.607 mulheres aguardavam pela realização de exames de mamografia em Resende. Apenas um mês depois, em janeiro de 2017 quando a atual administração assumiu a Prefeitura, este número já havia subido para 2.907. Com a realização do Super Mutirão, a fila, que em alguns casos chegava a quase dois anos de espera, foi zerada, abrindo espaço para a normalização do serviço. Hoje, as pacientes aguardam, em média, duas semanas para fazer o exame e colocar sua saúde em dia.



Na Rede Municipal os exames são feitos no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), localizado na Avenida Marcílio Dias, anexo ao Hospital de Emergência. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.



Aspectos e Sintomas



O câncer da mama, responsável por um em cada quatro óbitos por câncer em todo o mundo, manifesta-se principalmente em mulheres acima dos 40 anos. Além da idade, outros fatores também contribuem para o aparecimento da doença como a menstruação precoce (antes dos 12 anos); menopausa após os 50 anos; predisposição genética; consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, além das mulheres que não amamentaram. No entanto, algumas desenvolvem a enfermidade mesmo sem fazer parte do grupo de risco.



Entre os sintomas estão diversas alterações no aspecto da mama. O mais comum é o surgimento de um nódulo não palpável. Mas também pode haver o aumento da mama ou deformações, bem como vermelhidão, inchaço, dor e a presença de líquido no mamilo.

Comentários