12 janeiro, 2016
Comentários

Prefeitura de Volta Redonda discute ações para pessoas em situação de rua

Encontro acontece nessa quarta-feira (dia 13), às 15h, na sede da secretaria

        A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realiza nesta quarta-feira (dia 13), às 15h, uma reunião para discutir políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua em Volta Redonda. A reunião contará com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Tutelar, Fundação Beatriz Gama (FGB), Corpo de Bombeiros, Policias Militar e Civil, Guarda Municipal, Serviço de Obras Sociais (S.O.S), Cais Aterrado, Samu, e Coordenadoria Municipal de Prevenção as Drogas e Álcool (CMPDA) da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, durante o encontro serão discutidas novas ações conjuntas que deverão ser implementadas em Volta Redonda.
        “Estamos obversando que está aumentando o número de pessoas nas ruas que não fazem parte da população de rua característica, que é atendida em diversos programas da Prefeitura de Volta Redonda. Essas pessoas vêm abordando os moradores da cidade, de forma agressiva, para pedir esmolas e realizar atos criminosos. Esse encontro servirá para discutir as nossas ações em relação aos problemas sociais e de segurança”, disse o secretário, destacando que a ajuda da população é muito importante nesse processo. “É preciso que a população nos ajude não dando dinheiro, roupa ou comida para essas pessoas. Temos uma rede eficiente de atendimento para ajudar cada uma delas. Essas pessoas têm o direito de ir e vir, mas não podem violar o direito dos moradores da cidade e nem perturbar a ordem pública”.
REDE DE ATENDIMENTO – Em Volta Redonda a administração municipal disponibiliza uma ampla rede de atendimento às pessoas em situação de rua. A porta de entrada para a rede é o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop) Uhady Nasr, localizado no bairro Aterrado, que conta com uma equipe formada por psicólogo, assistente social, pedagogo e advogado, além de uma equipe de abordagem formada por educadores sociais.
Na sua estrutura, o Centro Pop conta com refeitório, sala técnica, lavanderia, armários para os moradores guardarem seus pertences e até com um canil, para os animais de estimação, muito comuns entre esse público. No local os moradores de rua frequentam oficinas de aprendizado e recebem alimentação, além de terem auxílio para regularizar a documentação e encaminhamento para as redes de atendimento do município. A unidade, que tem capacidade para atender 50 moradores, funciona todos os dias, incluindo fim de semana e feriados, das 7h às 22h.
Além do Centro Pop o município conta também com o Albergue Seu Nadim, que desenvolve atividades de abordagem de rua, com atendimento em higiene pessoal, alimentação, acompanhamento psicossocial de acordo com cada caso, oficinas de reciclagem, documentação pessoal, trabalho de recuperação de dependência química com o encaminhamento das pessoas para o setor de saúde, entre outros serviços. O trabalho prestado pelo albergue à comunidade, às pessoas em situação de rua, vai muito além de um local apenas para abrigar as pessoas. Lá a equipe busca o resgate da dignidade das pessoas em situação de rua e sua reintegração à sociedade e ao convívio social.
    O Albergue Seu Nadim, que foi inaugurado em 2000, funciona com plantão durante 24 horas, mas permanece aberto até às 21 horas. O albergue está localizado na Rua 560, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Estádio da Cidadania, Estádio Raulino de Oliveira.

Comentários