Prefeitura de Volta Redonda prepara escolas para a volta às aulas
Secretarias se unem para realizar manutenção e limpeza das unidades
A Prefeitura Municipal de Volta Redonda está preparando as unidades da rede pública de ensino para receber os alunos no dia 2 de fevereiro, data de retorno das aulas. A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Oliveira de Andrade, informou que já iniciou os preparativos para manutenção interna e que conta com a secretaria de Obras e Serviços Públicos na capina e limpeza na parte externa das escolas.
“As diretoras entraram em contato conosco e nos informaram suas necessidades. Vamos aos locais e avaliaremos se é necessária alguma obra emergencial ou intervenções simples”, conta Rita, explicando que os pequenos reparos nas escolas são feitos por equipes da própria SME.
As obras maiores ficam a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos que, nesta semana, deu início a um mutirão de limpeza nas escolas. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Toninho Oreste, os serviços realizados na parte externa das unidades devem durar 20 dias.
“Iniciamos com uma equipe de 70 profissionais para capina, roçada e jardinagem. Vamos a todas as unidades escolares, tendo em vista que as aulas estão com a programação próxima para início. Estamos dando uma geral em todas as escolas, deixando-as em condições de uso”, afirmou Toninho.
As primeiras unidades atendidas foram: escolas municipais Engenheiro Sérgio de Andrade Rocha (bairro Candelária), Espírito Santo (Santo Agostinho), Dr. Jiulio Caruso (Eucaliptal), Waldir de Souza Telles (Conjunto Habitacional Vila Rica), Professora Juracy V. A. Gama (Água Limpa), Prof.º Luiz Cantanhede de C. Almeida (Brasilândia); o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Recanto Infantil, no bairro Retiro; a Creche Municipal Madre Tereza de Calcutá, no Volta Grande, e a Creche Municipal Mahatma Ghandi, na Avenida Antônio de Almeida, no bairro Retiro.
No total, a rede pública de ensino de Volta Redonda conta com 96 escolas (entre creches, centros de educação infantil e escolas de Ensino Fundamental) da Secretaria Municipal de Educação (SME), e 5 unidades da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que atendem alunos do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Projeto Saúde na Escola ajuda no combate à dengue
Além da manutenção das estruturas físicas das unidades escolares, a prefeitura capacita, através do projeto Saúde na Escola – uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, os profissionais da rede pública municipal para ajudar no combate a possíveis focos do Aedes aegypti – transmissor da dengue, Chikungunya e do vírus Zika.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda – órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janaína Soledad, todo início de ano letivo é realizada uma reunião para orientar os professores e diretores sobre a importância da participação deles.
“A ideia é que eles próprios realizem, uma vez por semana, a vistoria nas escolas. Esse é o objetivo da campanha 10 Minutos Salvam Vidas, que pretende inserir no cotidiano das pessoas a vistoria semanal para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, explica Janaína.
A coordenadora do ‘Saúde na Escola’, Marciléa Dias de Sá, acrescentou que o projeto inclui também os alunos nessa vistoria, por meio do programa de Educação Ambiental. “O programa norteia as pequenas ações que são realizadas nas escolas, como o Combatente Mirim, que é uma versão do ‘10 Minutos Salvam Vidas’, aplicada na unidade escolar. As reuniões entre gerentes de unidades de Saúde e direções escolares acontecem, normalmente, na segunda quinzena de fevereiro”, explica a coordenadora.
Comentários