25 janeiro, 2016
Comentários

Prefeitura de Volta Redonda realiza trabalho de abordagem de população de rua na Vila Santa Cecília

Secretarias municipais de Ação Comunitária e Saúde, Guarda Municipal, polícias civil e militar participam de operação

        O prefeito Antônio Francisco Neto convocou uma reunião na manhã desta segunda-feira (dia 25), com a participação de equipes das secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac) e Saúde (SMS) - Saúde Mental - e Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), além do vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, para tratar da questão da população de rua, que vem causando transtornos aos transeuntes e moradores, principalmente na Vila Santa Cecília.
        Na reunião, foi destacado que desde o final do ano passado, as equipes da Smac e da SMS que atendem à população de rua vêm notando a presença de indivíduos de fora de Volta Redonda entre as pessoas atendidas. Algumas destas pessoas – que não são os que as equipes já conhecem - estão apresentando um comportamento agressivo, pedindo dinheiro e incomodando a população, gerando inúmeras queixas para a GMVR. Também há relatos de comerciantes da área de que algumas destas pessoas invadem os estabelecimentos, ameaçando clientes.
“Nós queremos oferecer tratamento e encaminhamento para um emprego para estas pessoas, ajudando ainda aqueles que são de fora a retornarem aos seus locais de origem”, disse Neto, que solicitou a formação de uma força tarefa para realizar um trabalho de abordagem deste público, ainda na segunda-feira. Por telefone, o prefeito fez contato com o comandante do 28º BPM – César Augusto de Souza Rosa - e com o delegado titular da 93ª DP – Eliezer Lourenço Costa - pedindo o reforço da Polícia Militar e da Polícia Civil na operação, já que foram registrados casos de ameaça às equipes da Smac e da Saúde Mental que fazem o trabalho rotineiro de abordagem.
        Durante a reunião, a secretária municipal de Cultura, Rosâne Gonçalves, relatou que na tarde da sexta-feira (dia 22) passada, algumas dessas pessoas invadiram o saguão da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, defecaram e esfregaram fezes nos vidros da entrada, e vomitaram no local. “Nós chegamos a acionar a GMVR, mas os indivíduos fugiram. Os usuários da biblioteca ficam assustados, eles (população de rua) estão pedindo dinheiro com uma certa agressividade, vem causando muito incômodo, e agora depredaram o patrimônio público”, disse Rosâne.
ABORDAGEM – No início da tarde, as equipes da Smac e do Consultório de Rua - do Serviço de Saúde Mental da SMS - acompanhados de policiais civis, militares, e guardas municipais, realizaram um trabalho de abordagem com um grupo que se encontrava no Memorial Getúlio Vargas, embaixo da biblioteca municipal. Oito pessoas foram abordadas – cinco homens e três mulheres – e duas foram encaminhadas para o CAIS Aterrado pelas equipes da Saúde Mental, dois foram encaminhados para o Albergue Seu Nadim, e outros dois para atendimento pela Smac. Dois dos homens abordados foram encaminhados à 93ª DP, um deles por ser foragido da Justiça e outro por desacato.
        “Este trabalho será feito de forma rotineira, em diferentes horários, até conseguirmos o encaminhamento de todas estas pessoas: seja para tratamento médico, seja para um abrigo ou residência alternativa, seja para um emprego. É um público sensível, eles têm o direito de ir e vir, não podemos interferir nisso, mas o Poder Público está oferecendo ajuda para aqueles que realmente precisam”, salientou o chefe de gabinete da Smac, Israel Carlos da Silva.

Comentários