08 novembro, 2016
Comentários

Prefeitura de VR faz parceria com lotéricas para instalação de novas câmeras de segurança

Sete equipamentos comprados pelos comerciantes serão instalados pelo Poder Público, que vai implantar outras 13 câmeras

        O sistema de monitoramento por câmeras de Volta Redonda, ligado ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de segurança Pública), vai ganhar a partir desta semana 20 novas câmeras, sendo sete delas instaladas em parceria com casas lotéricas, em uma iniciativa pioneira. Pelo acordo, os comerciantes adquirem as câmeras – orçadas em cerca de R$ 3.340 – e o Poder Público municipal faz a instalação dos equipamentos, que serão interligados diretamente ao Ciosp (Centro integrado de Operações de Segurança Pública), com monitoramento 24 horas.
O prefeito Antônio Francisco Neto, ao lado do presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), Paulo Barenco, que será responsável pela instalação das câmeras, recebeu representantes das casas lotéricas na manhã desta terça-feira (dia 8), no Gabinete.
“É uma parceria público privada, e sete lotéricas aderiram ao projeto. Os comerciantes adquiriram as câmeras e o Poder Público vai instalá-las”, disse Neto, que completou: “Além das sete câmeras adquiridas pelos comerciantes, vamos instalar mais 13 câmeras, totalizando 20 novos equipamentos, que vão se somar às 300 câmeras existentes – as patrimoniais, de leitura de placas (OCR) e as de segurança”.
        O prefeito afirmou esperar que, com a divulgação da iniciativa, mais comerciantes procurem a Prefeitura para fazer parte do projeto. “O que propusemos aos donos das lotéricas foi colocado à disposição para todo o comércio de Volta Redonda de um modo geral. Esperamos que haja mais adesões, vai trazer muito mais segurança para as lotéricas, mas também para todos os vizinhos e arredores. Vai facilitar muito a vida das lotéricas e esta semana vamos dar total prioridade para a instalação dessas câmeras”, disse Neto, destacando que “as câmeras são de última geração, de excelente qualidade e já foram testadas”.
        Basílio Ronaldo Costa, representante da Basílio Loterias, vai instalar as câmeras nas casas lotéricas que possui no Aterrado, Vila Santa Cecília e Retiro, e aprovou o projeto. “Muito boa a parceria, é uma necessidade nossa termos mais segurança”, disse.       Representante da Dama de Ouro Loterias, Herbert Lucas de Campos Ávila vai instalar uma câmera na loja no Aterrado, e afirmou que a câmera vai auxiliar no monitoramento de todo o entorno. “Excelente ideia, vai proteger a loteria, os clientes e vizinhos, além da própria rua”, pontuou.
        O proprietário das Loterias 66, José Cláudio Boher, vai instalar os equipamentos em três lojas – no Retiro, Aterrado e Vila Rica – e disse que os comerciantes também colocarão um “botão de pânico” ligado diretamente ao Ciosp, para ser acionado em caso de assalto.
“É uma excelente iniciativa, vai trazer muito mais tranqüilidade. Também vamos instalar um botão de pânico ligado diretamente ao Ciosp. Valeu à pena o investimento, vai trazer mais segurança para nós, os funcionários, clientes e vizinhos”, avaliou Boher, ressaltando que os comerciantes podem dividir o custo do equipamento, que acaba protegendo toda a vizinhança onde é instalado. “Os comerciantes podem se reunir para comprar a câmera, não precisa ser uma câmera para cada. Eles podem dividir esse investimento”.
O presidente da Suser afirmou que os equipamentos, além de aumentar a segurança para os comerciantes e arredores, vão auxiliar no controle e planejamento da cidade. “Tanto no caráter preventivo, de segurança, quanto no aspecto do planejamento urbano, para vermos ainda melhor o que acontece nas vias públicas, em tempo real”, disse Barenco.

Comentários