
Prefeitura de VR inicia aulas do curso de Libras nesta semana
Em 2025, os 410 inscritos estão divididos em turmas dos níveis Básico 1 e 2 e Intermediário
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), em parceria com a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), promoveu a primeira aula do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) de 2025. Na noite dessa segunda-feira, cerca de 80 alunos do nível Básico 1 começaram a capacitação no Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado. As outras turmas também começam o curso nesta semana, cada uma no dia e horário estipulados para as aulas.
De acordo com a subsecretária da Pessoa com Deficiência, Eliete Vasques, que coordena o curso de Libras, 410 pessoas farão a capacitação em 2025, divididas entre os níveis Básico 1 e 2, além do Intermediário.
“É muito gratificante ver que as pessoas estão se interessando cada vez mais pela Língua Brasileira de Sinais. Quanto mais pessoas capacitadas para interpretar Libras, mais inclusão proporcionaremos aos deficientes auditivos e surdos, já que a comunicação é uma ferramenta fundamental. Num mundo ideal, todas as repartições públicas e qualquer local com atendimento ao público teriam um intérprete de Libras. E Volta Redonda, dando essa oportunidade às pessoas, gratuitamente, contribui de forma efetiva para que isso aconteça”, disse Eliete, cumprimentando os novos alunos e alertando que é preciso dedicação para aprender.
O secretário da SMPD, Washington Uchôa, também participou da primeira aula do curso de Libras e reforçou a importância de não desistir dessa oportunidade de aprender uma nova língua. “Do mesmo jeito que é imprescindível para facilitar a comunicação com os surdos, a Libras enriquece o currículo do profissional que a domina. Todo mundo ganha”, falou, agradecendo a sensibilidade do prefeito Antônio Francisco Neto, que, a cada ano, amplia o alcance do curso de Libras, aumentando o número de vagas.
Curso tem carga horária de 100 horas
Os 410 alunos que farão o curso de Libras da Prefeitura de Volta Redonda terão aulas semanais com três horas duração, divididas em duas horas e meia de aula em sala e meia hora de atividade prática. No total, a capacitação terá carga horária de 100 horas. As aulas do período noturno acontecem no Colégio Delce Horta, no Aterrado; e as do período matutino e vespertino no UGB, que fica no mesmo bairro.
Comentários