24 junho, 2019
Comentários

Prêmio Dandara e Zumbi celebra cultura afro-brasileira em VR

Cerimônia de premiação acontecerá no Memorial Zumbi dos Palmares que está comemorando 29 anos de construção



Volta Redonda vai sediar nesta terça-feira, dia 25, o II Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares, que será realizado em uma cerimônia como comemoração do 29º aniversário do Memorial Zumbi dos Palmares, um evento em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda (CMPC-VR). O Prêmio Dandara e Zumbi é uma condecoração inédita que dá o reconhecimento aos negros e negras do Município de Volta Redonda e Região que se destacaram no ano de 2018.



Trata-se de uma premiação realizada por meio de um regulamento e votação popular com o objetivo de evidenciar o trabalho de artistas, produtores e intelectuais relacionados à cultura Afro-Brasileira. Através de inscrições feitas online os candidatos contam parte do trabalho que realizam, e por meio de uma votação aberta pela internet, à população elege os vencedores em nove categorias: música, dança, artes cênicas, artes visuais, educação, literatura, empreendedorismo criativo, comunicação e humanidade e cidadania, além da categoria especial Preservação da Memória Ancestral que homenageia mestres de cultura popular, lideranças religiosas e pessoas que contribuíram para a história do movimento negro da região.



“É a segunda edição do Prêmio que foi criado com objetivo de incentivar e valorizar a afirmação da cidadania, a dignidade das expressões de raízes culturais negras, a divulgação, ampliação e reconhecimento de grupos e artistas negros, além de suas iniciativas. É uma simples iniciativa, mas que ao mesmo tempo nos faz conhecer e saber da história dessas pessoas que mantém a cultura negra viva em Volta Redonda”, explicou a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro.



O prefeito Samuca Silva destaca que o prêmio tem o objetivo de destacar essas personalidades que foram destaques e que o Memorial Zumbi é o local apropriado para valorizar a cultura afro. “É preciso lembrar sempre das pessoas que foram e são referências na cultura afro de Volta Redonda. É esse prêmio tem essa função”, afirmou o prefeito.



O evento terá início às 18h30 com cerimônia de abertura, entrega dos prêmios, homenagem preservação da memória ancestral e show com a cantora baiana Maryzelia e a presença do presidente da Fundação Cultural Palmares, Vanderlei Lourenço.


Comentários