Image
07 fevereiro, 2020
Comentários

Presidente da Câmara de VR lamenta crise no governo Samuca e não descarta colocar o processo de impeachment em votação

O presidente da Câmara de Volta Redonda, Nilton Alves de Faria, o Neném (PSB), concedeu uma entrevista exclusiva para a revista Por Aqui na manhã desta sexta-feira, 7. O presidente falou da atual crise do governo Samuca, de sua saída da base aliada e do processo de impeachment contra Samuca, que pode ser voltado ainda neste ano.


Ontem (6) o vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes, anunciou seu rompimento com o prefeito Samuca. A Márcia Cury também deixou o governo, sendo demitida da OS que administrava no Hospital São João Batista. Você também foi da base de Samuca no primeiro ano de mandato, mas tomou a decisão de deixá-lo bem antes. O que você tem a falar sobre esses últimos acontecimentos do governo Samuca e o motivo de ter deixado a base antes dos outros?
Eu fiz parte da base durante um ano. Acho que seria tempo suficiente para um prefeito que está assumindo ter a oportunidade de mostrar o que veio fazer. Após um ano e três meses, eu vi que as coisas estavam saindo muito fora do controle e eu preferi sair do grupo. Não para ser oposição, mas ser um político mais independente, ajudar mais e também me resguardar.
A respeito da briga do Samuca com o vice-prefeito Maycon, a cidade com certeza lamenta muito. É mais uma crise que se instalou em Volta Redonda e o município não quer isso. Nós esperávamos que o governo fosse até o final, que depois de um ano as coisas viessem a acontecer e isso não aconteceu. Não estou aqui para julgar o vice, porque também deve ter suas razões. A gente sabe que na política deve haver o respeito mútuo e o que o Maycon falou nas redes sociais talvez tenha faltado um diálogo entre os dois.
A Márcia é uma pessoa que faz muito por Volta Redonda, uma pessoa competente que enxerga muito os menos favorecidos. Foi uma grande perda também, não só para o governo, mas também para a cidade. Mas essa é uma situação que vem acontecendo desde os primeiros anos de governo. Esse ping-pong uma hora vai perder a credibilidade. A Márcia, por exemplo, saiu do governo outras vezes, porém agora acredito que chegou um momento em que ela não deve voltar mais, deve seguir outra situação, na área política e profissional, porque já deu o que tinha que dar.

O que essa situação pode afetar no ano eleitoral, na sua visão como político?
O prefeito atual pensa na reeleição e realmente essa situação vai tornar as coisas mais difíceis, até porque já não estão muito fáceis. A classe política está desgastada a gente tem que vencer todos os dias obstáculos que não são fáceis. E quando acontece um fato como esse, em que um vice-prefeito briga com o prefeito, ele não atinge apenas o Executivo, mas também toda a classe política. Além disso, sai na mídia informações que não são verdades, como foi o caso de falarem que a Câmara Municipal estava articulando com o Maycon. A Câmara tem um papel independente do Poder Executivo, nenhum de nós sabíamos que isso ia estourar. Ouvimos alguns rumores, desde o primeiro ano, mas a classe dos vereadores é independente. Não sabíamos desse detalhe e Volta Redonda amanheceu o dia de hoje assustada.

Estão falando muito de um processo que pode tramitar a respeito Impeachment do prefeito. Como está esta situação?
O impeachment não é algo tão simples. O vereador Carlinhos Santana, que é um excelente parlamentar e vem fazendo um trabalho diferenciado em Volta Redonda, entrou com um processo contra o prefeito. Eu mandei para o jurídico e depois de avaliado vamos sentar com as comissões para discutir o assunto. Os vereadores Paulinho do Raio X e Granato também vão entrar com a solicitação. Eu sou o presidente da Câmara, vou correr com os tramites e vamos ver o que vai acontecer. Não depende apenas da presidência, mas também dos vereadores. Se tiver base, com certeza será julgado.

Em relação ao ex-prefeito Neto, seu amigo pessoal, você acha que ele consegue ser candidato? Como está o andamento do processo de inegibilidade?

Eu sou amigo particular do Neto. Estamos juntos 24 horas praticamente e ele está muito esperançoso porque as contas que foram rejeitadas, não desabona a conduta dele e eu deixo isso bem claro. Porque às vezes uma conta é rejeitada porque o representante fez coisas desonestas, mas no caso do Neto não foi nada disso. Uma coisa que os advogados dele prometeram é que ele tem 99,9% de chance de reverter à situação e ele está muito esperançoso. Eu acredito que estaremos juntos nas eleições de 2020.

Comentários