28 março, 2016
Comentários

Primeira faculdade pública de Barra Mansa abrirá inscrição em maio

Jonas Marins assinou convênio nesta segunda-feira, dia 28; aulas começam em junho

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, acompanhado da secretária municipal de Educação, Luisa Melchiades, do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Chris Vieira, e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, formalizou na manhã desta segunda-feira, dia 28, o convênio de cooperação técnica entre o município e o governo do Estado do Rio para viabilizar o funcionamento da primeira faculdade pública da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) no Sul Fluminense.

A cerimônia contou também com a participação do subsecretário de Educação Profissional e Ensino Superior da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tande Vieira, do assessor especial da entidade, Fernando Costa, de diretores e professores de diversas escolas de Barra Mansa, do vereador Zélio Resende Barbosa, o Zélio Show e do presidente da associação de moradores da Vila Elmira, Elias Barbosa Romeiro, o Elias da Corbama.

Através do convênio, a prefeitura e o governo do Estado vão contratar professores para atuar na unidade. A secretária de Educação destacou a importância da implantação da primeira faculdade pública no município. “Este é mais um grande investimento viabilizado pelo prefeito Jonas Marins, com foco na geração de oportunidades para os nossos jovens. Barra Mansa sai na frente com esta faculdade pública, que é o grande sonho dos barramansenses”, ressaltou Lusia Melchiades.

Jonas Marins disse que a Faetec Barra Mansa é um grande orgulho para a cidade. “Por meio do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) já formamos mais de mil alunos em cursos profissionalizantes nas áreas de soldador, operador de torno e de fresadora, encanador industrial, eletricista predial de baixa tensão e industrial, operador e reparador de computadores, inglês, espanhol, assistente administrativo, telemarketing e auxiliar de recursos humanos”, frisou.

O prefeito lembrou as ações realizadas em sua gestão para o funcionamento do CVT. “Por meio do deputado Gustavo Tutuca conseguimos suplementar a verba para garantir o CVT em Barra Mansa. O governo passado tinha perdido o prazo e, nossa cidade corria o risco de ficar sem esse importante instrumento de formação profissional para jovens e adultos. Agora, estamos dando um passo mais ousado, garantindo educação de qualidade e gratuita para nossos alunos. Também temos que ressaltar a Saint Gobain, empresa de grande parceria, que cedeu toda a área para a instalação da Faetec”, disse Jonas.

O secretário de Ciência, Gustavo Tutuca, revelou o esforço do governador Luiz Fernando Pezão para continuar investindo no Estado do Rio, apesar da crise financeira do Brasil. “Temos convicção de que nosso estado vai voltar a crescer, por isto continuamos investindo na formação do cidadão e da mão de obra qualificada. Paralelo a esta ação, unificamos a Faetec. Agora, o CVT, a Faeterj e outras siglas se fundem e dão lugar apenas a Fundação de Apoio à Escola Técnica. Aqui no município, o prédio do ensino profissionalizante será ligado ao prédio do ensino superior, formando a Faetec – Barra Mansa”, explicou.

Cursos e edital – O diretor pedagógico da Faetec, Gilson Rodrigues, e o coordenador da unidade Barra Mansa, Ricardo Said, disseram que o edital para a inscrição dos alunos estará disponível no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) no dia 15 de maio. “Neste primeiro ano, vamos utilizar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas, a partir de 2017 a perspectiva é que tenhamos um vestibular próprio da Faetec. As aulas serão iniciadas em junho”.

O prédio da faculdade conta com 1.105 metros quadrados, divididos em salas de aula, laboratórios e biblioteca. Inicialmente, serão duas turmas (diurna e noturna), no curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital

Comentários