Procura por cursos técnicos aumenta diante da crise
Em tempos de crise econômica, a oferta de vagas de emprego diminui, a concorrência aumenta e o mercado busca cada vez mais por profissionais qualificados. Diante deste cenário, os cursos técnicos se tornaram cada vez mais procurados.
De acordo com o Diretor Geral do Instituto de Cultura Técnica (ICT) Cláudio Menchise, Nos últimos anos, o comportamento dos estudantes também está sofrendo mudanças. "Os jovens já consideram não apenas concluir o ensino médio, mas também o curso técnico como uma alternativa para a sua formação profissional e como uma forma de ingresso mais rápido no mercado de trabalho", afirmou.
Ainda segundo Menchise, há casos no país de instituições de ensino técnico que começam a registrar em seus processos seletivos concorrências tão grandes quanto a dos vestibulares mais disputados das universidades brasileiras. Esta realidade também se reflete na região Sul Fluminense. Prova disso é que no ultimo dia 26, a instituição realizou pelo segundo ano consecutivo um processo seletivo para bolsas de estudos, O Bolsão ICT, oferecendo descontos nas mensalidades de até 100% e registrou um numero elevado de inscrições.
"Recebemos este ano 500 candidatos vindos de diversas instituições de ensino de toda região disputando bolsas de estudo para os cursos técnicos aliados com ensino médio. Isso demonstra a preocupação dos jovens e de suas famílias em buscar formação técnica. É uma tendência. A própria reforma do ensino médio que está por vir elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), já menciona isso de forma contundente. Este fato nos agrada e vem ao encontro com a filosofia da nossa instituição que é dar uma profissão a essa juventude ao termino do ensino médio. Fomos os pioneiros a adotar esta metodologia na região. Em 45 anos já formamos mais de 40 mil técnicos", revelou.
Para Cláudio, é a busca por qualificação profissional que se destaca para quem deseja conquistar colocação no mercado de trabalho. A expectativa é que o curso técnico continue sendo um bom investimento para quem tem pressa de entrar no mercado cada vez mais exigente.
"O momento pede mão de obra eficiente e mais produtividade nas indústrias. Já estamos vivenciando a quarta revolução industrial e a escola tem obrigação de preparar o aluno para esse novo mercado de trabalho. Por isso, o ICT investe alto na preparação dos alunos dos cursos técnicos, por meio de professores com experiência profissional nas matérias que lecionam e ambientes pedagógicos com tecnologia avançada que facilitam a aprendizagem", disse, afirmando ainda que o ICT tem parcerias firmadas com diversas empresas da região garantindo estágio para seus alunos e que a maioria ao se formar já tem emprego certo.
Comentários