Image
30 maio, 2019
Comentários

Programa estadual trará 63 novas unidades habitacionais a Porto Real

Em reunião realizada na terça, 28, no Palácio Municipal 5 de Novembro representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e autoridades municipais trataram sobre a construção de novas unidades habitacionais no bairro Freitas Soares. O município de Porto Real foi contemplado com um programa habitacional, realizado através de recursos do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS), uma vez que já possuía um projeto aprovado. A iniciativa acontece por meio da Secretaria de Estado de Cidades com contrapartida municipal.
Na ocasião, o prefeito Ailton Marques comemorou a conquista. “Vamos receber no bairro Freitas Soares, 63 novas unidades habitacionais. É motivo de muita satisfação para Porto Real ser contemplado com essa iniciativa da Secretaria de Estado de Cidades. É mais uma etapa para a continuidade das ações do programa habitacional, que construiu e entregou 27 unidades em 2014, na Avenida das Indústrias, nesse mesmo bairro. Essa articulação entre os gestores é fundamental para podermos amenizar os reflexos causados pela vulnerabilidade social causada pelo problema da habitação”, considerou Ailton, que também agradeceu o apoio prestado pelo Governo do Estado, durante a reunião.
“O programa habitacional, além de ter o objetivo de buscar soluções no que se refere aos problemas de moradia, também impulsionará a economia, através da geração de emprego e renda na área de construção civil, com reflexos importantes em outros segmentos relacionados”, disse o secretário de Estado de Cidades, Juarez Fialho, que ainda ressaltou a participação do município na implantação do programa. “A construção das unidades habitacionais acontece através da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB-RJ). A contrapartida municipal é a cessão do terreno, bem como a infraestrutura que compreende a rede de água potável e coletora de esgoto”, completou.
A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Creusa Martins Mothé, explicou como funciona o programa habitacional. “O programa visa amenizar o déficit habitacional existente relacionado ao público de baixa renda ou em vulnerabilidade social. Trata-se de um planejamento estratégico, que com seriedade e comprometimento possibilita amenizar essas situações de maneira ordenada e equilibrada”, contou Creusa, que ainda destacou que para ser contemplado através do programa, o interessado deve realizar um cadastro. “A partir desta segunda, dia 3 de junho, os interessados devem procurar a Secretaria, munidos dos seguintes documentos originais: identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Os interessados passarão por uma avaliação do serviço de assistência social, de acordo com os critérios estabelecidos para o benefício. A ordem dos cadastros não influencia nesse processo. Por isso, estabelecemos um prazo que vai até dia 31 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O objetivo é dar mais comodidade e conforto aos interessados, conferindo mais agilidade à elaboração dos cadastros e evitando a formação de filas”, esclareceu a secretária, presente à reunião.
Marcaram também presença na ocasião: o secretário de Governo, Jean Carlos dos Santos Silva e o subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Philippe Paiva.

Comentários