Programa Líder reivindica trem de passageiros no Sul Fluminense
Solicitação foi feita durante reunião com subsecretário estadual de Transportes e diretor da MRS Logística
A implementação de ramais ferroviários para transporte de passageiros no Sul Fluminense foi o assunto principal do encontro que reuniu os membros do Programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, e o diretor de Relações Institucionais da MRS Logística, Gustavo Bambini. Durante a reunião, realizada na sede da Firjan, em Volta Redonda, na tarde desta quinta-feira, dia 09, os membros do programa – que reúne prefeitos e lideranças de 12 municípios da região – reivindicaram da MRS a criação de linhas de passageiros conforme previsto no contrato de privatização.
“O governo federal está renovando os contratos de concessão ferroviários e, por isso, acreditamos que esse é momento oportuno de solicitar às empresas que invistam nos ramais para passageiros. Entendemos que essa modalidade de transporte seria um grande incentivo à economia regional, oferecendo um transporte seguro e com menor custo para a população”, defendeu José Osmar, prefeito de Rio Claro. Além dele, participaram da reunião os prefeitos de Piraí, Luiz Antônio; de Resende, Diogo Balieiro; o vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes; e o vice-prefeito de Valença, Hélio Suzano.
O coordenador do eixo mobilidade do Programa LÍDER, Péricles Aguiar, comentou que inúmeros estudos de viabilidade foram feitos nas últimas duas décadas visando a implementação do transporte de passageiros no Sul Fluminense.
“De acordo com levantamento da Comissão de Turismo da ALERJ, no estado do Rio existem 300 quilômetros de ferrovias que estão subutilizados e podem ser reativados. O estudo também apontou que existem hoje cerca de 410 quilômetros de malha ferroviária para cargas e 315 quilômetros para transporte de passageiros. Em momentos de crise temos que tornar o nosso estado mais atrativo e uma das maneiras é investindo no turismo. O trem de passageiros, além de melhorar a mobilidade da população, pode ser mais um atrativo turístico de relevância na nossa região”, argumentou Aguiar.
Entre as possibilidades de roteiros das linhas de passageiros estão as que interligam os estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais. O subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, defendeu durante o encontro, além do transporte de passageiros, investimentos para implantação e operação de terminais intermodais rodoferroviários (Rio x SP e Rio x Belo Horizonte) e de um terminal de granéis agrícolas. “Uma janela de oportunidades está se abrindo para o estado do Rio, com a renovação das concessões ferroviárias. É preciso aproveitar esse momento, fazendo o alinhamento dos objetivos das cidades, empresas concessionárias e governo federal com a lógica financeira”, afirmou Delmo.
O diretor da MRS, Gustavo Bambini, apresentou aos presentes o plano de renovação da concessão. O documento contempla uma lista de investimentos prioritários determinados pelo governo federal e outros que a empresa considera relevantes para sua operação.
“Nossa previsão é investir R$ 1 bilhão no eixo Rio x São Paulo, com foco no aumento de volume de carga geral para aliviar o fluxo de caminhões entre as duas regiões metropolitanas do Brasil. Só no estado do Rio, serão R$ 250 milhões com foco na minimização de conflitos em áreas urbanas e criação de uma nova rota logística para escoamento de cargas”, explicou Bambini, acrescentando: “É muito importante o diálogo com a sociedade e poder público, por isso consideramos esse encontro muito importante, até histórico, na construção de um alinhamento sobre o tema”.
Com relação ao pedido dos membros do LÍDER, o diretor se comprometeu a realizar um estudo de viabilidade operacional mediante demanda. “Do ponto de vista econômico, o transporte de passageiros é um projeto que, apesar de convidativo, é pouco rentável e necessita um estudo aprofundado para aferir sua praticabilidade. Esta precisa ser uma escolha racional que não venha a prejudicar o transporte de minérios que já é realizado nas vias existentes. Apesar disto, estou disposto a receber as demandas e levantar as informações necessárias que atestem a viabilidade do projeto”, disse.
Obras de readequação ferroviária – Um dos temas debatidos no eixo de mobilidade do Programa LÍDER foi as obras de readequação ferroviária de Barra Mansa. No encontro desta quinta-feira, a presidente da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) e o secretário municipal de Planejamento Urbano, Eros Santos, aproveitaram para levantar informações sobre os investimentos da MRS Logística nas obras de readequação ferroviária da cidade. Iniciadas em 2010, as obras estão paralisadas desde 2015.
“O projeto de construção de um mergulhão na Rua Duque de Caxias está pronto. Vamos investir recursos nesse projeto e também no término das alças do viaduto em frente a Saint Gobain. Precisamos apenas de uma nova conversa com o DNIT para acertar o que devemos priorizar e, assim, podermos dar início às intervenções”, concluiu Bambini.
LÍDER - O Programa LÍDER é desenvolvido pelo Sebrae/RJ na região Médio Paraíba Fluminense. Iniciado em outubro do ano passado, o programa reúne lideranças de 12 cidades com o propósito de tornar a região mais sustentável e inovadora.
“O LIDER tem o objetivo de incorporar e promover nos gestores públicos e na sociedade civil organizada uma nova visão de gestão para fortalecer as cidades como ambientes competitivos para os negócios. O tempo todo somos estimulados a criar, formular e implantar ações que tragam resultados para todo o Médio Paraíba Fluminense e não só para nossa cidade”, comentou Luiz Antônio, prefeito de Piraí, elogiando o programa.
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