16 maio, 2017
Comentários

Programação especial comemora 30 anos do Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Resende

Três eventos marcam esta semana em Resende as comemorações pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado na próxima quinta-feira, dia, 18. O objetivo das atividades, que contam com palestras, exibição de filme e uma caminhada no Calçadão de Campos Elíseos, é levar ao público informações sobre o tratamento psiquiátrico no município, além de sensibilizar a população sobre a importância da reforma psiquiátrica.

A programação teve início nesta segunda-feira, dia 15, às 13h, com a realização de uma palestra ministrada por Daniel Oliveira de Souza, articulador do Consultório na Rua do município de Manguinhos, RJ, e que atua como redutor de danos no CAPSAD Raul Seixas, do Rio de Janeiro. A palestra, aberta ao público, aconteceu na Universidade Estácio de Sá, no Jardim Brasília.

Já nesta terça-feira, dia 16, no auditório do Espaço Z, no Centro, será feita a exibição do filme “Nise, O Coração da Loucura”. Considerado como melhor filme no Festival de Tóquio, o longa conta o trabalho revolucionário desenvolvido pela psiquiatra Nise da Silveira, na década de 1940, no Manicômio de Engenho de Dentro, utilizando, de forma pioneira, o afeto e a arte como terapia. A exibição do filme, aberta ao público, está marcada para às 14h.

A programação comemorativa aos 30 anos do Dia de Luta Antimanicomial será encerrada na próxima quinta-feira, dia 18, às 8h, no Calçadão de Campos Elíseos, onde será feita uma caminhada e distribuição de folhetos à população. Os trabalhos artísticos produzidos pelos usuários do CAPSAD de Resende também estarão em exposição em tendas instaladas no local.

Reforma Psiquiátrica - O Movimento da Luta Antimanicomial teve início em 1987, em continuidade as ações de luta na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram para a criação do SUS. Naquele ano, a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento, que teve como lema "Por uma sociedade sem manicômios", ficando o dia 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Comentários