14 outubro, 2015
Comentários

Projeto Florestas de Volta recupera áreas degradadas em Volta Redonda

Secretaria de Serviços Públicos aponta aumento de áreas verdes no perímetro urbano; projeto também tem ações de Educação Ambiental

        O secretário de Serviços Públicos de Volta Redonda, Edson Carrá, tem buscado a ampliação do projeto ambiental Florestas de Volta, que realiza diversas ações de plantio de mudas e educação ambiental nas escolas, para a recuperação de áreas públicas degradadas e prevenção de deslizamentos em áreas de encosta com pouca vegetação. De acordo com o secretário, como resultado, está havendo o crescimento de áreas verdes no perímetro urbano.
“Trabalhando com equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), atuando pelo Departamento de Parques e Jardins, estamos realizando diversas atividades ambientais inseridas no Programa Floresta de Volta. Nós já detectamos a recuperação de algumas áreas degradadas em atendimento aos anseios dos moradores ao redor destes locais”, afirmou.
        Ele cita como um dos exemplos o antigo “bota fora” do bairro Sessenta, onde carroceiros depositavam entulhos de toda espécie. Hoje, graças ao reflorestamento, voltou a fluir uma nascente de água. O local foi recuperado em uma ação conjunta com as secretarias municipais de Ação Comunitária e de Meio Ambiente. O “bota fora” foi fechado, com a proibição do despejo de entulho, e as carroças e os cavalos foram comprados pelo Poder Público.
        “Este foi um projeto de grande alcance social e ambiental. Nós pagamos R$ 2 mil pelas carroças e cavalos – que foram encaminhados para a Fundação Beatriz Gama (FBG) – e encaminhamos os carroceiros para oportunidades de emprego”, explicou o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco.


EDUCAÇÃO - Nos meses de setembro e outubro, em comemoração ao Dia da Árvore, foram realizadas diversas atividades para alunos da rede municipal de Educação, com palestras de conscientização e plantio de árvores pelos alunos. Este trabalho foi desenvolvido com a participação dos alunos do Centro Municipal Integrado de Educação Prof. Wladir de Souza Telles, no bairro Jardim Vila Rica, e da Escola Municipal Sergipe, no bairro Aero Clube.

        Em outras ações, diversas áreas foram recuperadas com limpeza e plantio de mudas de árvores, como no morro no bairro Santa Cruz, que ganhou o reflorestamento com árvores nativas da Mata Atlântica; o reflorestamento de uma área degradada próximo à cabine da Polícia Militar na Rua Carlos Chagas (antiga 207), onde antes era um depósito de lixo; a recuperação de um ponto crítico próximo ao Viaduto Nelson Gonçalves, no bairro Santo Agostinho, onde os moradores depositavam entulho - a área ganhou um mini-bosque, acabando com o despejo de entulho. Outro terreno público que foi beneficiado pelo projeto Florestas de Volta, foi uma área degradada às margens do Rio Paraíba do Sul, na estrada Pinto da Serra.

Comentários