16 setembro, 2015
Comentários

Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos chega à Barra Mansa

CEI será escola-piloto, mas o projeto chegará a toda rede municipal de ensino
Uma parceria entre a Prefeitura de Barra Mansa, através da secretaria municipal de Educação, a Aciap BM (Associação, Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Negócios) e o Sebrae RJ (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) vai levar para as salas de aula o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa visa disseminar o empreendedorismo nas instituições de ensino, promover estímulos ao comportamento empreendedor, orientar para a elaboração do plano de negócios com aprofundamento gradual, além de abordar temas como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
Os educadores do 1º ano do Ensino Fundamental do CEI (Centro Integrado de Educação) estão sendo os primeiros a receber a capacitação, projetada para acontecer em dias pré-determinados durante as duas próximas semanas. A abertura do treinamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 16, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Lusia Melchíades, do conselheiro da Aciap, Arivaldo Mattos, do diretor do CEI, Ricardo Augusto de Paiva, da analista do Sebrae, Juliana Costa e da consultora do órgão, Lúcia Navarro.

O CEI será a escola piloto do projeto JEPP, que aos poucos, segundo Lusia Melchíades, será implementado nas demais escolas da rede municipal de ensino. “É uma oportunidade para que os alunos possam expandir sua criatividade, transformando ideiais em projetos que podem gerar renda. O projeto procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do educando para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, pessoal, profissional e social”, enfatizou a secretária, destacando o empenho do prefeito Jonas Marins em implantar o programa no município.
Na opinião de Arivaldo, o projeto muda a visão de sociedade. “É uma proposta que motiva alunos, professores e própria família, já que abre perspectivas de transformar sonhos em realidade”, disse o conselheiro da Aciap. A consultora do Sebrae explicou que o JEPP apresenta resultados a médio e longo prazo e que para cada ano de escolaridade é desenvolvido um tema específico. “No primeiro ano vamos trabalhar a temática ervas aromáticas; o segundo, temperos criativos; o terceiro, brinquedos ecológicos; o quarto, locadoras de produtos, o quinto, sabores e cores; o sexto, ecopapelaria, o sétimo, artesanato sustentável, o oitavo, empreendedorismo social e por último, o plano de negócios”, detalhou a consultora do Sebrae.
Os primeiros resultados do módulo inicial serão apresentados no prazo médio de três meses em uma feira, onde os alunos vão expor e comercializar os seus produtos, conhecendo, na prática, o retorno que o empreendedorismo pode gerar. Ela destacou ainda que a educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. “A ideia é de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, acrescentou Lúcia.
Para a professora Cristiane Vianna, com 22 anos de carreira, a escola enquanto reflexo da sociedade tem também o papel de estimular cada vez mais os alunos a ter capacidade de resolver problemas, a ter autonomia e independência”. Felipe Ferreira Vidal, há dois anos atuando como professor de Educação Física, acredita que a proposta abre novos horizontes para os alunos, mostrando foco e objetivo em atender seus objetivos. “Ser empreendedor é algo que pode e deve ser aprendido e ensinado”, concluiu.
Fotos:

Comentários