Projeto Mulheres que Costuram em Casa inicia atividades em Resende
Aulas gratuitas ensinam técnicas de costura à mão para 40 aprendizes
A Prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e a Superintendência de Economia Criativa, inicia nesta terça-feira, dia 1º de março, as atividades de 2016 do Projeto Mulheres que Costuram em Casa. As aulas são gratuitas e destinadas a pessoas com o perfil empreendedor, que possam utilizar o aprendizado para iniciar seu negócio e melhorar a renda familiar.
Nesta edição serão duas turmas de 20 alunos, totalizando 40 participantes. As aulas serão realizadas nas instalações da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no bairro Comercial, sempre às terças-feiras, em dois horários: das 14h às 16h e das 16h às 18h.
- Nossa proposta é garantir para homens e mulheres que desejam aprender a técnica de costura à mão uma atividade que desenvolvam em casa, ampliando a renda familiar. Seja consertando a bainha de calça, fixando botões ou zíper - afirma o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho.
O perfil empreendedor do participante vai ao encontro da oferta de possibilidades para que o cidadão abra sua empresa, aderindo ao programa Microempreendedor Individual, com suporte do SEBRAE-RJ, tendo ainda acesso a orientações sobre como gerenciar o próprio negócio observando a oferta de atividades no mercado e suas estratégias de marketing e crescimento.
Ainda através da Secretaria de Trabalho e Renda, os concluintes e pretensos empresários poderão ter suporte da Sala do Empreendedor de Resende, que oferece diretrizes de gerenciamento de empresas e recursos para investir no estabelecimento comercial através do Microcrédito Produtivo Orientado.
- O projeto Mulheres que Costuram proporciona novas perspectivas para homens e mulheres através da costura à mão. O Microempreendedor Individual permite atender essa demanda das empresas e com nossa orientação e apoio, o participante terá todas as orientações desde o aprendizado com agulha e linha, até como criar sua empresa - explica a superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona, capacitadora do projeto, lembrando que desde 2014 o projeto já capacitou 80 alunos entre homens e mulheres, com atividades nos polos da Rede Amiga e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), nos bairros Paraíso, Toyota, Jardim Esperança, Itapuca e o distrito de Engenheiro Passos.
Na primeira aula os participantes serão orientados com a apresentação da superintendente Marly Cortona e palestra sobre empreendedorismo com o consultor de negócios do SEBRAE, Jayme Souza Filho. Ao final do curso todos os alunos receberão certificados e serão indicados para rede de serviços de costura no município.
A Secretaria de Trabalho e Renda está situada na Rua Gulhot Rodrigues, nº 275, no bairro Comercial.
Comentários