Image
30 outubro, 2015
Comentários

Projeto Viva Paz desenvolve cultura da paz no Médio Paraíba

Comissão realizará 3ª Caminhada da Paz em Quatis, uma das cidades beneficiadas deste projeto

O Projeto Viva Paz é uma iniciativa da Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, gerenciada pela Irmã Elizabeth Alves e patrocinada pela Petrobrás. Teve inicio em 2011, com objetivo de desenvolver uma cultura de paz em 24 municípios, sendo 12 na região serrana e 12 na região do Médio Paraíba, onde Quatis é uma das cidades contempladas.

O projeto funciona nos municípios através de uma Comissão Municipal da Paz, que inclui vários seguimentos da sociedade, do poder público e religioso. O projeto iniciou sua segunda fase em agosto de 2013 com duas equipes de educadores da paz para as duas regiões. Para o Sul Fluminense, cinco pessoas foram contratadas para animar os 12 municípios que compõe a Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda. Segundo a advogada Ana Maria Vicente Soares, articuladora do projeto em Barra Mansa, Volta Redonda e Quatis, um dos focos do projeto é dar visibilidade para ações voltadas para a paz. “O Projeto Viva Paz funciona nos municípios na prevenção à violência, dando visibilidade as ações voltadas para a paz que existem nos municípios, ajudando na fomentação de outras, com intuito de dar visibilidade a todas as iniciativas do bem que são realizadas no cotidiano e que não tem espaço na mídia ou ficam no anonimato”, revelou, acrescentando que “o projeto instrumentaliza educadores, professores, agentes sociais, religiosos para que multipliquem a ideia da cultura da paz e ajude as pessoas a refletirem que a paz é possível e depende de cada pessoa”. Dessa forma, foram realizadas em escolas, secretarias e Igrejas encontros para ajudar os participantes a desconstruir em suas mentes a carga negativa da violência repassada aos longos dos anos e programar-se positivamente.

Ainda segundo Ana Maria, os beneficiados deste projeto são os pais e alunos de diversas escolas, onde o projeto se faz presente, através dos encontros com os alunos e pais. “Através das escolas, a equipe consegue interagir com os participantes e ouvir depoimentos de pais e filhos como “eu não tenho paciência com minha filha de 15 anos”, “ela tenta ser minha amiga mais não consigo chegar perto dela e fazer um carinho””. Visando quebrar este tabu, a equipe ligada a este projeto incentiva os pais e filhos a valorizar sua família, a dar importância ao outro, entre tantas atitudes positivas.

III Caminhada pela Paz de Quatis

Dando continuidade ao projeto da Cultura da Paz, a Comissão, em parceria com a Prefeitura, a Câmara, as Igrejas e demais instituições do município, estão organizando a 3ª Caminhada pela paz no município que será realizada no dia 13 de novembro, saindo às 08h30min do bairro São Benedito (próximo à igreja) e indo até a Praça Teixeira Brandão.
O prefeito Bruno de Souza (PMDB) revelou estar muito contente por este projeto atuar em Quatis e destacou três pilares: família, religião e educação. “Nos dias atuais vivemos uma cultura da violência de diversos ciclos viciosos, presentes em todos os momentos. Na correria, nas bebidas alcoólicas, que é uma das piores drogas, no trânsito, no trabalho e até dentro das famílias, que somadas à individualidade e a busca por uma satisfação imediata, faz com que os seres humanos sejam menos capazes de lidar com as suas frustrações do dia a dia, e nos colocam propensos a transformar pequenos problemas em grandes. Aí, partimos de forma irracional para a violência como se fosse uma forma de nos defender da correria. É neste sentido, em busca da sonhada paz que precisamos e devemos refletir e ter soluções para encontrá-la. Essa busca passa primeira nas famílias, nas igrejas e nas escolas. Esses três pilares geram mais consciência para nossa humanidade”, concluiu.

Comentários