17 novembro, 2016
Comentários

Psiquiatra conta experiência de superação contra o câncer em evento do Novembro Azul em BM

Com o fim do mês de outubro e das comemorações do Outubro Rosa, inicia-se o mês de novembro com mais um movimento que objetiva alertar a população sobre o câncer: o Novembro Azul. Esse movimento internacional volta-se para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata. Na Oncovida, será comemorado no dia 18, no Ano Bom Palace Hotel, com um evento voltado para os pacientes da clínica. O evento também será aberto para um número limitado de interessados que deverão fazer as inscrições através dos números (22) 3324-2637/ (22) 3324-2937.

O evento terá a participação do médico psiquiatra Adriano Gannam, que aos 35 anos, teve um diagnóstico de tumor em estágio avançado de cólon e hoje, após duas cirurgias e sessões de quimioterapia, faz acompanhamento oncológico, após tratamento finalizado em março deste ano. Na palestra que ganhou o nome de “Relato de uma experiência”, Gannam contará sua experiência no tratamento e de superação da doença.

“Estava em um momento muito bom da minha vida. Poderia me achar no direito de me revoltar, mas desde o momento que descobri a doença, eu procurei encará-la da melhor forma possível. Logicamente, passei por todas as fases do luto: negação, depressão, raiva, barganha e aceitação. Mas me resolvi com estes sentimentos em poucos dias. Precisava reservar energias para a batalha que enfrentaria. Não tinha tempo para me nutrir de pensamentos negativos ou de revolta”, disse o médico.

Segundo a psicóloga da Oncovida Adriane Henriques, o objetivo de convidar o médico, mesmo ele tendo tido outro tipo de câncer diferente do direcionado para a campanha do Novembro Azul, foi de mostrar para o público o relato de um profissional da área. “Muitos acreditam que médicos não adoecem e acreditamos que será muito interessante passar a experiência de um profissional tão jovem que enfrentou a doença de forma tão corajosa”, disse a psicóloga.

Gannam complementa que o aprendizado foi grande durante o tratamento. “Eu decidi lutar. Eu aprendi que nosso tempo aqui é curto e nos somos responsáveis pela nossa história. Que nós sejamos nossa história, e da melhor forma possível. Absolutamente tudo na vida tem seu lado bom, mas perdemos muito tempo com foco no que é ruim e deixamos muitas vezes de descobrir o propósito daquilo tudo em nossas vidas”, explicou o psiquiatra.

Novembro Azul- A incidência do câncer de próstata é muito maior que a do câncer de mama, porém, o assunto muitas vezes não é tratado com a devida atenção pelo homem. A expectativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é que, somente em 2014, tenham surgido 68.800 novos casos da doença no Brasil. Esse tipo de câncer é o que mais ocorre em homens em todas as regiões do nosso país, depois do câncer de pele.

O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 60% das pessoas geralmente são diagnosticadas com a doença aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os aumentos nos números de ocorrência da doença.

O diagnóstico é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue, denominado PSA (Antígeno Prostático Específico). Caso seja observada alguma alteração, uma biópsia deve ser realizada. A recomendação da realização desses exames depende do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.

Comentários