16 agosto, 2013
Comentários

Qual o preço da vida?

"

Início de mês violento em Volta Redonda com o assassinato de dois jovens

O primeiro final de semana de agosto foi violento e trágico em Volta Redonda. Dois jovens de apenas 22 anos foram assassinados de forma cruel e sem ter oportunidade de defesa, em dois casos distintos. Crimes como esses nos fazem questionar e pensar como está a segurança pública de nosso país e da cidade em que moramos.

Na madrugada do dia 03 de agosto, sábado, Marlon do Valle Garcia saía da boate Studio 54, situada no Jardim Amália, em Volta Redonda, na companhia de seu irmão Jaderson Luiz do Valle Garcia, de 32 anos. No mesmo local, estava o jovem Alexandre Pançardes, o Xandinho, de apenas 19 anos, que já tinha se envolvido em uma briga com Marlon na exposição de Rio Claro, em maio deste ano. Na saída eles se encontraram e começaram a discutir e Xandinho armado exigia que Marlon lhe pedisse desculpas ajoelhado. A discussão ficou mais tensa e Alexandre disparou no pescoço de Marlon, que morreu no local. ""

Com o testemunho do irmão da vítima, Jaderson, e com a filmagem feita por uma câmera de segurança, Alexandre Pançardes, que vem de uma família tradicional de Barra Mansa e que ficou foragido até a noite do dia 08, resolveu se entregar na 93ª DP (Volta Redonda) com uma bíblia na mão e acompanhado de dois advogados.

Muitos estão revoltados pela forma banal com que o jovem assassinou Marlon. Outros discutem o porquê das câmeras da cidade terem filmado toda a ação e ninguém ser acionado para impedir a morte ou pelo menos, prender rapidamente o suspeito. Este sentimento de revolta e de justiça levou centenas de pessoas às ruas de Barra Mansa na noite de quarta-feira (07) para participar de uma carreata até Volta Redonda em protesto ao crime ocorrido no final de semana. Amigos, parentes e pessoas que não se conformam com o assassinato de Marlon se reuniram para pedir justiça. Protestantes começaram a se reunir às 20 horas, perto da Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom e seguiram para o município em que o crime ocorreu. Ao final, eles praticamente fecharam uma das principais ruas do Aterrado, onde fica a 93ª Delegacia de Polícia.

Em entrevista exclusiva para a revista Por Aqui, o irmão de Marlon, Jaderson, que presenciou o assassinato, revelou estar aliviado com a prisão de Xandinho. “Estou totalmente aliviado depois que o Xandinho foi preso. Está todo mundo revoltado, pois meu irmão era gente boa demais, todo mundo gostava dele. Queremos justiça e acredito que ele será condenado também devido à revolta de toda a população.” Sobre o momento do crime, Jaderson achou que Pançardes ia atirar nele. “Eu achei que o Xandinho ia atirar em mim, pois ele já tinha ido ao carro onde meu irmão estava e não atirou. Depois achei que não ia mais atirar, mas infelizmente aconteceu o pior”, desabafou Janderson.

--

No dia seguinte ao assassinato de Marlon, na madrugada do dia 04 (domingo), Leonardo Saldanha foi baleado na cabeça, próximo ao posto JK, na Amaral Peixoto, em Volta Redonda. Ele foi levado para o Hospital São João Batista, mas não resistiu e morreu logo em seguida. Até o fechamento desta edição, a polícia ainda não sabia o nome do autor ou dos autores do assassinato.

Dados revelados pelo Mapa da Violência, um estudo desenvolvido pelo Instituto Sagari com informações do Ministério da Justiça, mostram que nos últimos dez anos, assassinatos de jovens aumentaram 580% no Brasil.  Dados ainda apontam que a cada 10 jovens mortos, sete são vítimas de homicídios, acidentes de trânsito ou suicídios. Só em 2010, mais de 45.850 jovens foram mortos por causas violentas.

 

"

Comentários