Image
28 fevereiro, 2018
Comentários

Qualidade no ensino público reduz turmas do EJA em Volta Redonda

Programa atende em 13 unidades escolares do município

Mais de 1,5 mil alunos foram matriculados para o ano letivo de 2018 na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cidade de Volta Redonda oferece esse tipo de atendimento em 13 unidades escolares. O programa federal já contou com mais de 3 mil alunos matriculados e vem reduzindo o número de participantes, devido ao trabalho de base realizado pela Secretaria de Educação (SME). Segundo a secretária da pasta, Rita Andrade, a redução no número de alunos é um bom sinal de que a cidade está cumprindo o papel de erradicar o analfabetismo.



“Volta Redonda já recebeu um selo de erradicação do analfabetismo. Mesmo assim, ainda existe um trabalho de base a ser realizado pela secretaria de Educação. A queda no número de alunos para essa modalidade é positivo. É sinal de que a educação de base, os projetos sociais do Governo Federal e o município estão trabalhando juntos no combate à evasão escolar”, disse.



A modalidade de Educação de Jovens e Adultos trata do desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas, oferecendo um novo destino para os alunos e a melhora no nível educacional. É um serviço complexo e de grande responsabilidade político-social. A idade mínima para participar é de 15 anos completos. De acordo com Marisa Barbosa, de 45 anos, estudante da Escola Fernando de Noronha, do bairro Vila Brasília, a oportunidade de estudar só surgiu agora.



“Fui incentivada a voltar a estudar pelos meus filhos. Os dois são formados, e eles vieram comigo até a porta da escola no primeiro dia de aula. Tive que largar os estudos muito cedo para me sustentar. Meu pai morreu quando eu tinha seis anos. Trabalhei em casa de família criei meus filhos e formei os dois. Aqui, nós somos muito bem acolhidos pelos professores, é um ensino diferenciado”, enfatizou.



Para o prefeito Samuca Silva, para aumentar o nível educacional do município há a necessidade de políticas públicas consolidadas.



“A educação sempre foi tratada de forma muito séria em nossa gestão. As políticas públicas devem ser realizadas de forma coerente, para que se tornem definitivas. A evasão escolar acontecia nos últimos anos do Ensino Fundamental, quando jovens tinham que ir trabalhar. Com algumas ações, esse número diminui, porém o trabalho da base de educação é feito pelo município, por isso é essencial o envolvimento de todos nesse processo, que é grandioso”, contou.



Em Volta Redonda os alunos que participam dessa modalidade contam também com uniformes e materiais distribuídos pela Secretaria de Educação.



Celi Custódio, de 53 anos, conta que ela sempre teve vontade de voltar a estudar. “Fiquei 42 nos sem estudar. Larguei os estudos com 12 anos, interrompi meu sonho de ser advogada, pois tinha que trabalhar. Hoje, sou cabeleireira, e voltei a estudar. Venho de uma familia muito simples e meus pais eram anlafabetos. Cada aluno que está em sala de aula tem uma história de superação para contar. Aqui trocamos experiências e me sinto feliz por voltar”, disse.



Em Volta Redonda, a EJA é oferecida nos turnos diurno e noturno, realizados em quatro ciclos. Os primeiros são básicos em alfabetização (1º ano); 1º Ciclo (2º e 3º anos) e 2º Ciclo (4º e 5º anos). E nos anos finais, é estruturado o 3º Ciclo (6º e 7º anos) e 4º Ciclo (8º e 9º anos). Os últimos anos são quando acontece mais a evasão escolar.



Segundo o prefeito Samuca Silva, a atual gestão tem um compromisso com a educação. “Estamos traçando objetivos e estruturando a educação em Volta Redonda pensando no futuro, com estratégia e planejamento para melhorar a qualidade educacional”, enfatizou.

Os interessados em participar da Educação para Jovens e Adultos devem procurar algumas dessas escolas e se matricular: Colégio J. B. Athayde, Dr. Jiulio Caruso, Espírito Santo, Fernando de Noronha, Graciema Coura, Bahia, Nilton Penna Botelho, Pará, José Juarez Antunes, Prof. Lund F. Villela, Profª Marizinha Félix, Walmir de F. Monteiro e Wandir de Carvalho.

Comentários